8 dicas de como inserir cores neutras na decoração

Quem busca um ambiente que ofereça tranquilidade e, ao mesmo tempo, conforto, certamente tem a opção pelas cores neutras na decoração como uma das suas principais escolhas. Além de oferecer esse diferencial aos profissionais e clientes de um negócio, elas também contribuem para uma maior amplitude do espaço, sendo ideais para locais pequenos.

Porém, uma dúvida comum entre as pessoas está em inseri-las na casa ou no apartamento, de modo que seja possível usufruir dos ganhos apresentados e, consequentemente, oferecer um local agradável às pessoas.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as cores neutras mais utilizadas?

Primeiro, explicaremos um pouco mais sobre as cores neutras mais utilizadas na decoração. Veja:

branco — talvez essa seja uma das cores mais tradicionais utilizadas. Discreta, ela combina bem com outras tonalidades, o que a faz ser uma das preferidas das pessoas;
creme — considerado o tom pastel do amarelo;
cinza — a escolha entre o cinza mais claro e o cinza mais escuro vai depender do perfil do proprietário e das outras tonalidades;
bege — para quem busca por uma tonalidade que vá além do básico oferecido pelo branco, essa é uma alternativa a ser considerada;
fendi — a cor fendi também é muito utilizada na decoração. Nesse caso, há um misto entre o cinza, o bege, além de ter um toque mais voltado para o verde. Trata-se de uma tonalidade que une as melhores características das outras cores neutras;
marrom — algumas tonalidades são voltadas para o marrom, como o caramelo, café, chocolate, entre outros. Utilizada especialmente nas composições, presentes em móveis, em pisos e também em demais painéis amarelos;
preta — pode parecer estranho, mas a cor preta também entra na lista das cores neutras. Utilizada para compor detalhes e estampas para trazer mais requinte à decoração.

Como adotar cores neutras na decoração?

Agora que você já conhece algumas das principais tonalidades de cores neutras, chegou o momento de conferirmos dicas sobre como adotá-la na decoração. Confira!

1. Defina a paleta de cores

Conforme vimos, são muitas as cores que podem ser utilizadas e que são consideradas neutras. Por essa razão, o ideal é entender como é o estilo da decoração de seu espaço, quais são as cores que serão complementares na pintura e como os móveis poderão agregar valor para esse ambiente.

Para uma escolha adequada, basta seguir com algumas dicas importantes:

conheça o significado e o efeito das cores no ambiente desejado;
teste diferentes possibilidades e combinações, de acordo com o seu interesse;
varie paletas em diferentes espaços de seu imóvel;
busque criar contrastes;
entenda quais são as principais tendências e se inspire nelas.

2. Sincronize as cores dos móveis com as demais colocações

No momento de escolher os móveis para um espaço, a principal dica é justamente optar pelas cores neutras, uma vez que elas combinam com boa parte dos tons dos ambientes e dos objetos. Diferentes estratégias podem contribuir para uma boa decoração, como:

fazer um mix de cores em contraste com os móveis;
optar por múltiplas cores para criar um ambiente sóbrio;
buscar por tons mais escuros para quem deseja sofisticação etc.

3. Invista em pontos de cor

Você já ouviu falar em pontos de cor para os ambientes? Nada mais é do que dar um destaque a um ambiente em específico em locais com predominância de cores neutras. Pode ser utilizada principalmente em locais mais estratégicos de seu ambiente.

4. Aposte em cores neutras nos tecidos e estofados

Também indicamos que utilize cores neutras em tecidos e estofados de modo que promova mais harmonia no ambiente. Se os sofás e as paredes tiverem tons mais claros, por exemplo, há a possibilidade de utilizar cortinas com cores mais escuras, mesmo que neutras (da composição do marrom, por exemplo).

5. Entenda o que é mais indicado para os quartos

Há um consenso de que o quarto deve ter tons mais claros. Como sabemos, há a psicologia das cores. Aquelas mais vibrantes, muitas vezes, podem contribuir para níveis maiores de estresse caso o ambiente esteja muito poluído visualmente. Nesse sentido, se levarmos em consideração que esse é um cômodo para descanso e que a pessoa o utiliza para relaxar e fazer algumas atividades (leitura ou estudo), o ideal é que opte por cores mais leves.

Apostar em móveis em cores de creme e cinza é uma boa pedida, uma vez que sai um pouco mais da linha do creme e do branco. Além disso, esse tipo de tonalidade é recomendado para espaços menores, uma vez que promove uma sensação de amplitude no ambiente.

6. Utilize cores neutras em tecidos e estofados

Diferente do quarto, há espaços em que cores mais vibrantes casam melhor. Nesse sentido, para que não haja muita informação na decoração como um todo, o ideal é que as cores neutras sejam escolhidas para tecidos, estofados e tapetes. Se você atender um cliente que esteja construindo uma área de lazer com cores mais chamativas, por exemplo, é indicado recomendar que os móveis tenham tons mais claros.

7. Entenda mais sobre o uso das cores neutras no banheiro

No banheiro, também há a possibilidade de apostar nas cores neutras. Inclusive, é o mais indicado, especialmente para quem busca por requinte e sofisticação. Pisos brancos, a base do creme ou acinzentados são ótimas escolhas. Se a casa como um todo apostar no uso da madeira, o banheiro pode ser decorado com revestimentos que simulam esse material.

8. Aposte em cores neutras no escritório

Por fim, indicamos que o escritório também seja decorado com cores neutras. Aqui, a lógica é semelhante ao que abordamos sobre o quarto: é preciso que o espaço transmita conforto e tranquilidade, uma vez que vai ser destinado para o trabalho. Então, peças mais vibrantes aumentarão o estresse e podem até mesmo tirar a concentração de quem utilizar esse local para executar as suas demandas.

Neste conteúdo, você pôde entender como utilizar cores neutras na decoração, quais são os tons que podem ser considerados, entre outras dicas relevantes para o seu espaço. Ao adotar essas dicas, há a possibilidade de ter um espaço que agrada seus clientes e, ao mesmo tempo, você possa contar com um ambiente aconchegante e bonito.

E, então, o que achou de entender um pouco mais sobre o uso das cores neutras? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também possam se inspirar!