4 DICAS PARA VOCÊ QUE DESEJA TER UMA COZINHA ESCURA

A cozinha escura chega para desmistificar a ideia da tradicional cozinha com cores claras. O uso inusitado de cores, trazendo mais personalidade para o seu ambiente e ao seu projeto.
Cores escuras trazem mais modernidade e sofisticação para o ambiente. Sem falar as diferentes combinações que conseguimos trabalhar.

Se você tem dúvidas sobre ter uma cozinha com tons escuros, aproveite para conferir algumas dicas que vamos te mostrar. Veja as informações que preparamos sobre o assunto e confira inspirações de cozinhas escuras!


[Aqui temos o exemplo da iluminação posicionada abaixo do armário, iluminando bem a pia]

Aposte na iluminação

A iluminação faz toda diferença em um projeto, principalmente em cozinhas porquê também é um ambiente de trabalho. A cozinha escura possibilita realçar melhor o jogo de luzes: Por isso aposte na iluminação em pontos estratégicos que você deseja destacar e realçar. Uma dica é utilizar pendentes próximo aos balcões, ou também iluminação na parte interna ou externa dos armários. Isso deixa o ambiente muito mais prático e aconchegante.

Resinificando o espaço

Para cozinhas escuras nós podemos trabalhar uma paleta vasta, não precisa necessariamente ser sempre preto. Hoje temos no mercado opções de cinza mais escuros, como por exemplo o ônix. Dentro das possibilidades também temos cores sólidas, texturas e amadeirada, que dá para usar na cozinha possibilitando um espaço mais escuro. Essas cores têm muita personalidade e estilo, deixando a sensação de um ambiente mais sofisticado e elegante.

[O revestimento amadeirado na parede deixa o ambiente mais harmônico]

Versatilidade na hora de combinar

Para compor a cozinha podemos usar acabamento em cerâmica, vidros, texturizados, papel de parede, entre outros. Por se tratar de cores neutras, conseguimos trabalhar com diversos materiais. E tudo isso pode contemplar sua cozinha para deixar o seu ambiente com mais personalidade e proporcionando vida ao seu espaço.


[O branco básico consegue trazer um equilíbrio na composição, tirando a sensação de um espaço fechado. Lembrando que não precisa usar necessariamente apenas a cor branca. Os tons claros podem vária entre beje, linho, off-white e até mesmo menta]

Equilíbrio é tudo

As cores escuras podem trazer a sensação de um ambiente menor, e para quebrar essa impressão, precisamos buscar o equilíbrio entre as composições. Podemos trabalhar com outros elementos que dão aconchego e amplitude para o espaço como, cores mais claras de pedra, espelhos nos armários ou contraste do piso e parede em tons claros. Tudo isso ajuda na composição do ambiente trazendo mais leveza e amplitude.

Então, ficou com vontade de aderir a cozinha escura e transformar a sua moradia? Agora que você já viu dicas de como ter um esse tipo de cozinha, que tal se arriscar nessa combinação de cores escuras e deixar seu o seu ambiente ainda mais marcante de um jeito sofistico? Esperamos que o artigo tenha inspirado e ajudado você a definir as melhores soluções, sempre com o objetivo de aproveitar o potencial de cada ambiente.

Gostou dessas dicas? Quer ver mais inspirações e novidades? Então siga a Inusittá no Instagram @inusitta, no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube.