5 dicas de como pedir feedback ao cliente

Os proprietários de lojas podem ficar com dúvidas na hora de coletar feedback dos clientes diante do volume de possibilidades à sua disposição. Existem vários tipos de clientes e muitas formas de se conectar com seus anseios de modo que é preciso utilizar uma abordagem mais proativa. Isso o ajudará a entender as necessidades e demandas do seu público.

Os feedbacks podem dar origem a um guia poderoso com informações que ajudarão a sua equipe a traçar um caminho rumo ao sucesso. Os líderes compreenderão com mais facilidade todas as etapas de vendas e os setores envolvidos com a geração de novas receitas. Neste post, vamos apresentar dicas de como pedir feedback ao cliente.

Deseja compreender por que o retorno do público é importante para alavancar o negócio? Continue a leitura e entenda!

O que é feedback e por que é importante pedir para o cliente?

Feedback são as percepções, informações, problemas e sugestões compartilhadas pelos seus clientes sobre suas experiências com a loja, produto ou serviços. Esses feedbacks orientam melhorias na experiência do público e podem promover mudanças positivas em qualquer área do mercado, inclusive quando os comentários são negativos.

Os dados trazidos nos feedbacks dos clientes são importantes por serem recursos orientadores para o desenvolvimento saudável e crescimento dos negócios. O feedback ajuda a descobrir o que está sendo feito de modo correto, o que precisa ser reconsiderado e ajustado para ampliar as compras realizadas pelos consumidores.

Como pedir feedback ao cliente para melhorar os resultados?

Antes de iniciar a coleta dos feedbacks dos clientes, o gestor precisa compreender por que deseja ouvir a opinião deles. Reflita sobre os resultados almejados e tente delinear o processo para chegar nos seus objetivos, já que investirá um tempo precioso para entender a opinião do público-alvo. Veja a seguir algumas dicas!

1. Defina o método para pedir feedback
Anote as perguntas que pretende fazer e converse sobre elas com o seu time antes de chegar nos seus clientes. Os colaboradores poderão opinar e ajudar a definir o melhor método para alcançar as suas metas. Identifique qual canal de feedback funcionará melhor para seus objetivos e que parte da experiência de compra deseja melhorar.

2. Elabore perguntas claras e abertas
Sem a apresentação de perguntas abertas e claras, o feedback pode não servir para melhorar as suas metodologias. Desenvolva uma pesquisa que seja útil e que sirva para superar desafios atuais do atendimento. Você pode escolher pesquisas curtas ao direcionar questões específicas ou utilizar um modelo mais longo e tradicional.

3. Utilize estratégias
Pense sobre algumas estratégias diferenciadas para colher os feedbacks, por exemplo, o disparo de e-mails ou a criação de formulários de contato com os clientes. Essa é uma excelente maneira de obter feedback sincero do seu público, assim como oferecer um canal de suporte ao utilizar as interações como uma oportunidade de coleta.

4. Permita o anonimato
Há muitas opções para a coleta de um feedback, mas é fundamental permitir o anonimato para clientes que não querem ser identificados. A sua loja pode utilizar uma tecnologia para captar as informações e produzir insights dinâmicos. Siga práticas simples e crie escalas de avaliação consistentes sem enviar perguntas tendenciosas.

5. Estabeleça uma conexão com o cliente
Defina expectativas de modo claro e procure estabelecer conexão com os seus clientes. O público somente vai reagir positivamente se perceber que a sua loja realmente se importa com a opinião dele. Caso contrário, clientes insatisfeitos ficam quietos e procuram a concorrência para suprir as suas necessidades.

Entendeu como pedir feedback ao cliente? Utilize essas 5 dicas para perguntar quais são os objetivos dos seus clientes ao comprar um produto ou utilizar um site. Questione sobre as preocupações do público, como ele conheceu a sua loja e como se sentiu a utilizar determinada marca. Pergunte como você pode melhorar o atendimento e o pós-vendas.

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