5 dicas de gestão de carteira de clientes para a sua loja de móveis

Independentemente do mercado de atuação, é importante manter o público engajado. Para que isso aconteça, é indispensável fazer uma correta gestão de carteira de clientes — ou seja, do conjunto de consumidores com os quais a empresa mantém relações comerciais.

Mas você sabe como administrar esse ativo da maneira correta? Muitas companhias e gestores costumam ter dúvidas ou acabam trabalhando apenas com os fregueses mais ativos. Porém, é preciso entender que todos eles são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer negócio.

Quer saber mais sobre como fazer a correta gestão dos consumidores? Continue a leitura deste post e confira nossas dicas!

O que é e como funciona a gestão de carteira de clientes?

Um bom gerenciamento de carteira de clientes é uma das melhores e mais eficientes maneiras de atingir o sucesso de vendas e aumentar os ganhos da empresa.

Para isso, é preciso monitorar e avaliar as reais necessidades de cada um dos consumidores. Deve-se, também, ter uma visão clara do histórico de compras, de modo a ajudar na manutenção de um relacionamento sólido entre vendedor e comprador.

De modo a atingir tal objetivo, é possível oferecer promoções e prezar por um atendimentos de qualidade a todos os clientes.

Como fazer a gestão da carteira na loja de móveis?

Vendedores organizados e dispostos a analisar o seu público são mais produtivos e costumam fazer mais vendas — e isso também serve para as lojas de móveis. Afinal, eles têm em mãos todas as informações referentes a cada um de seus compradores.

Se você está se perguntando como fazer essa gestão de carteira de clientes de forma correta, confira as nossas dicas a seguir!

1. Crie um plano de ação
Uma das dicas mais importantes é definir quais são os objetivos do negócio. Depois de ter isso em mente, é crucial tornar as metas mensuráveis para que seja possível listar todas as ações que devem ser realizadas.

Não deixe de estabelecer prazos para realizar tudo o que planejou. Assim, o seu plano de ação será um sucesso!

2. Faça a seleção dos clientes
Para que o vendedor tenha sucesso, é primordial que ele faça uma seleção dos clientes, separando os diferentes tipos de consumidores — por exemplo, os que compram a vista daqueles que preferem parcelar; ou aqueles que gostam de móveis de madeira maciça dos que preferem os de MDF.

Pense em cada um deles, e crie uma lista com informações pertinentes.

3. Separe os clientes ativos dos inativos
Separe os clientes que estão ativos dos inativos. Isso é importante para que nenhum deles seja esquecido — afinal, aquele que já comprou há algum tempo pode precisar de um novo móvel.

4. Invista no pós-vendas
Clientes que estão satisfeitos compartilham as suas experiencias positivas com os amigos — o que pode servir como uma ótima propaganda para o seu negócio!

Em contrapartida, esquecer do cliente depois de fechar uma venda pode deixar uma má impressão, especialmente se o comprador precisar de suporte e não receber a atenção necessária.

Tendo isso em vista, ofereça brindes e faça contato sempre que puder — seja no aniversário do cliente, seja em outras datas especiais, como o Dia dos Pais ou Dia das Mães.

5. Adote estratégias que aumentem o ticket médio
O ticket médio representa o valor que os clientes gastam ao comprar de você. É preciso observar esse montante e tentar aumentá-lo com o passar do tempo. Um exemplo é quando ele compra uma cama, podendo ser oferecida uma cabeceira para formar o conjunto.

Portanto, tente sempre apresentar opções mais completas, de forma que o seu ticket médio aumente.

Como vimos, fazer a correta gestão de carteira de clientes é primordial para que a loja de móveis se mantenha com bons resultados. Caso contrário, as consequências poderão ser negativas — incluindo o não reconhecimento da sua marca e o fortalecimento da concorrência. Portanto, não perca tempo e comece a cuidar com mais afinco de seus clientes!

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