5 dicas de padronização de atendimento ao cliente para adotar

A padronização de atendimento ao cliente é uma prática fundamental para o sucesso das lojas de móveis planejados. O lojista que conhece os seus clientes sabe o que é preciso fazer para melhorar os resultados, aumentar a satisfação do público e ter excelentes níveis de fidelização.

Isso o ajuda a entender melhor os perfis e a criar estratégias inovadoras. Afinal, não adianta ter móveis de boa qualidade, se na hora de atender o público você tiver dificuldades para fazer a sua retenção.

Um bom relacionamento é o diferencial de muitas lojas que atuam nesse segmento. Por esse motivo, é importante aprender a fazer a padronização de atendimento ao cliente para transmitir uma imagem positiva do negócio.

Deseja compreender melhor a importância de colocá-la em prática? Continue com a leitura e confira!

Entenda como funciona a padronização de atendimento ao cliente

O atendimento padronizado é uma técnica que utiliza abordagens e atividades predeterminadas como um guia de relacionamento com o público.

Esse regimento interno auxilia o time a saber o que fazer e como agir diante de várias situações que envolvem os clientes de um negócio. Portanto, trata-se de uma estratégia elaborada e executada para melhorar a relação com cada cliente.

A padronização do atendimento ao cliente pode ser feita por meio de um documento que estabelece regras e define como serão as interações com cada tipo de público. Assim, o lojista poderá estabelecer padrões para várias áreas da sua empresa.

Veja algumas dicas para colocá-la em prática

A padronização requer a definição de certos limites para a atuação dos colaboradores ou parâmetros fundamentais, como horário de atendimento, forma de controle de pedidos e tarefas da equipe, entre outros fatores.

Mas você não encontrará uma fórmula perfeita para a sua loja, a não ser que a crie de acordo com as suas demandas. Para isso, confira algumas dicas!

1. Conheça bem o cliente
O primeiro passo para padronizar os atendimentos é descobrir quem são os seus clientes. Analise o comportamento do público que costuma chegar até você, ouça as suas necessidades e desafios, perceba o tom da sua voz e trace um perfil de cliente. Colha o máximo de informações para poder criar uma abordagem assertiva.

2. Desenvolva um script de atendimento
Uma ótima ideia é criar um script de atendimento que sirva como roteiro para atender ao telefone, por exemplo, guiando os colaboradores de forma produtiva. Para isso, crie uma espécie de passo a passo adequado às demandas da sua loja e à jornada de compras dos seus clientes.

3. Treine a equipe
O treinamento da equipe é outro fator relevante para que a padronização do atendimento produza bons efeitos. Após a criação de um roteiro de boas práticas e de materiais centralizados nos processos internos, os colaboradores precisam assimilar cada detalhe do planejamento. Todos precisam estar cientes de como tratar e lidar com o público.

4. Adote boas práticas de atendimento
É necessário ter e adotar um guia de cadastro de clientes para um atendimento promissor em sua loja. Siga o tom de voz que eles utilizam, e evite muitas formalidades ou o uso de gírias.

Monte esse documento considerando os aspectos que o seu público valoriza e seja objetivo para que as informações sejam facilmente relembradas.

5. Conte com a tecnologia
Use uma tecnologia ou sistema de gestão que facilite a padronização do atendimento ao público. Ela será fundamental para ter uma estratégia bem-sucedida, tendo em vista que ela coleta, processa e revela informações que possibilitam a criação do seu guia — além de centralizar os dados, otimizar o tempo e gerar melhorias na comunicação.

Estas foram as 5 dicas de padronização de atendimento ao cliente para adotar na sua loja de móveis planejados!

Aproveite-as e invista em uma tecnologia que faça a emissão de relatórios, ofereça maior controle de acesso às informações e ajude a alavancar o seu negócio.

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