5 diferenciais de uma loja de móveis planejados
Uma casa bem decorada e com o seu próprio estilo é o verdadeiro toque diferencial de um lar — isso é um fato. Inclusive, essa tendência da personalização já foi mais do que consolidada durante esta década e se tornou uma excelente opção para muitos empresários no segmento de loja de móveis planejados.
Mas, afinal, vale a pena empreender nessa área? É o que você vai descobrir, neste post. Nele, explicaremos como está o mercado atual e suas projeções, além das melhores dicas de como se destacar nesse empreendimento, que inspira em seus detalhes cheios de personalidade — seja para um lar, seja para escritórios.
Continue a leitura e confira!
Afinal, vale a pena investir em móveis planejados?
Um dos momentos mais importantes e esperados após o processo da compra de um imóvel é a decoração que trará vida ao ambiente. E serão os detalhes que darão aquele toque “mágico” de personalidade e sofisticação, tornando aquele simples espaço em um verdadeiro lar.
Portanto, a busca por móveis personalizados é um dos segmentos que mais trazem vantagens aos consumidores, especialmente em relação à adaptação, organização e harmonização dos espaços.
Sabe aquele canto em que seria perfeito ter uma mesa, mas os modelos padrões não apresentam as dimensões ideais? Com essa tendência, o limite será a criatividade!
Portanto, investir em uma loja de móveis planejados pode ser uma ótima oportunidade de negócio, principalmente devido ao crescimento de condomínios residenciais e apartamentos.
Além disso, propõe maior praticidade, exclusividade e modernidade, além do barateamento do serviço por padronização de materiais mais acessíveis e ecológicos!
Como dar destaque para a sua loja de móveis planejados?
Para se destacar na loja de móveis planejados como revendedor, o primeiro ponto crucial — antes mesmo das dicas que abordaremos adiante — é estabelecer um plano de negócios para que todas as informações importantes sejam bem definidas.
Dessa forma, considere os seguintes parâmetros:
avalie o diferencial do seu negócio;
estude a melhor localização para a sua loja;
pesquise sobre os seus concorrentes;
estude os meios de divulgação do negócio;
saiba como os móveis chegarão aos clientes;
veja quem são os clientes potenciais;
estabeleça um bom marketing digital;
estipule quanto tempo você espera para o retorno sobre o investimento inicial.
Tendo esses critérios como base ajudará a ter mais clareza na tomada de decisão e permitirá que a sua loja de móveis planejados tenha um bom diferencial competitivo.
Outra dica que vale ouro é ter um prazo de entrega e montagem bem estabelecidos. Afinal, não importa se os seus produtos são de excelência, se o serviço de finalização deixar a desejar.
Lembre-se de que os seus clientes, na maioria das vezes, serão pessoas que estão finalizando reformas ou, até mesmo, adquirindo um novo imóvel em um condomínio, por exemplo, e eles querem realizar o seu sonho o quanto antes. Portanto, atrasar prazos pesa negativamente na reputação da sua empresa.
Tenha um planejamento eficiente nessas questões, com prazo de — pelo menos — até 10 dias úteis na montagem e entrega de móveis planejados.
Para isso, o seu empreendimento deve estar bem localizado, com ciclo produtivo eficiente e uma equipe qualificada. Sobretudo, será preciso observar se o serviço de terceirização (caso necessário) proporciona eficiência na entrega.
Por fim, para ter destaque nas vendas desse mercado, deve-se prezar, acima de tudo, pela qualidade. Isso porque ao oferecer o seu produto, é preciso destacar o seu valor, bem como a sua qualidade e durabilidade.
Esses pontos são a chave para que a sua loja de móveis planejados se torne cada vez mais conhecida e de referência na sua região.
Quais são os principais diferenciais que a sua loja deverá oferecer?
Agora, confira as melhores dicas de como ter uma loja de móveis planejados de sucesso no mercado.
1. Ofereça garantia estendida
Diante de um mercado altamente competitivo e seletivo, sua loja não pode se dar ao luxo de não oferecer garantia estendida, entre outros benefícios importantes para fidelizar clientes.
Ao contrário de um móvel comum, os móveis planejados possuem fabricação própria e, por isso, é interessante oferecer manutenções periódicas, além de todo o suporte necessário durante algum período.
Em média, as garantias são válidas por 5 anos, mas vale a pena estender o prazo a fim de prestar o melhor atendimento.
2. Pesquise a preferência do consumidor
Contar com as tendências do setor é crucial para o sucesso da sua loja de móveis planejados. Realizar uma pesquisa de mercado auxilia na tomada de decisão sobre os modelos e paleta de cores. Dessa forma, será possível ter informações reais para resolver problemas, conhecer detalhadamente o tamanho da área de atuação que você deseja cobrir e as reais necessidades dos clientes.
Além disso, esse diferencial contribui na melhoria contínua e para conquistar a confiança do cliente diante da concorrência, aumentando sua fidelização e valorização da loja no mercado.
3. Adote a política do feedback
O foco de toda loja é a venda de produtos para o cliente final. Por isso, ele deve estar no cerne da atenção dos gestores. Portanto, as empresas precisam priorizar o feedback daqueles que adquirem itens em suas lojas.
Isso é importante para compreender o que funciona e, principalmente, o que não funciona em seu estabelecimento. Desse modo, é possível saber o que é necessário modificar para tornar a loja mais competitiva e atender aos anseios do seu público, evitando insatisfações.
Deve ser dada atenção ao feedback dos seguintes pontos:
atendimento ao cliente;
prazo de entrega;
qualidade dos produtos;
imagem da loja no mercado.
Assim, por meio do pós-venda, torna-se possível melhorar cada um dos pontos citados acima, de forma a destacar o seu negócio na região e potencializar as vendas.
4. Promova eventos e showrooms
Uma loja de móveis planejados tem um diferencial positivo a seu favor, ao contrário de outros segmentos: o apelo magnético. Isso permite que o produto conquiste, por si mesmo, maior atenção dos clientes.
Para que isso funcione, é necessário não só utilizar uma vitrine atrativa, mas investir em eventos e showrooms a fim de exibir as peças para um maior número de pessoas, contribuindo em uma excelente estratégia na campanha de vendas.
Por meio dessas duas práticas, torna-se possível:
mostrar as peças para outro público, que talvez não conhecesse a loja;
verificar como os móveis ficam no ambiente;
visualizar composições interessantes de espaço.
Isso pode potencializar o montante de vendas. Quer um exemplo? Ao ver o armário dos sonhos em um showroom, a pessoa pode perceber que a composição com uma cama e um criado mudo são interessantes. Assim, pode ser que ela leve todos os itens graças à visualização no local!
5. Aplique tecnologias às vendas
As tecnologias estão disponíveis no mercado para auxiliar aqueles que desejam potencializar as vendas do negócio e otimizar a gestão na loja de móveis planejados.
Isso por que, por trabalhar com encomendas, é necessário ter uma boa organização das informações — sejam dados dos clientes e medidas dos cômodos para a produção e adaptação dos nichos, sejam endereços e prazos de entrega.
Com um software de gestão e automação, essas informações ficam melhor organizadas, evitando erros e garantindo um melhor atendimento ao cliente a longo prazo.
Outro ponto em que as tecnologias auxiliam — principalmente no uso de softwares — diz respeito ao controle de vendas e finanças, como pagamentos por QR Code. Os responsáveis por essa área podem fazer uma melhor gestão do fluxo de caixa e avaliar se é necessário alavancar as vendas com queima de estoque ou se a saúde financeira da loja está em dia.
Por fim, as tecnologias são imprescindíveis, principalmente, para mostrar ao cliente as possibilidades de composição do ambiente, de acordo com o que ele tem disponível em casa.
Por meio de um software, pode-se — por exemplo — estimar as medidas do cômodo e analisar quais módulos podem ser aplicados. Assim, os espaços disponíveis podem ser aproveitados ao máximo para compor um ambiente não apenas belo, mas funcional, atendendo às expectativas e às necessidades do cliente.
Qual é a importância de adotar os móveis inteligentes?
Uma tendência que vem crescendo fortemente no mercado, sendo moda no exterior, são os móveis inteligentes — perfeitos para quem busca um melhor aproveitamento de espaços menores, como apartamentos.
Eles são modelos feitos sob medida e pensados para atender às necessidades específicas do cliente, previamente definidas.
Para essa opção, o limite será a imaginação: existem desde camas embutidas em guarda-roupas a mesas dobráveis de parede — que, inclusive, podem ser usadas como escrivaninhas ou penteadeiras. Aderir a essa moda será o verdadeiro destaque da sua loja de móveis planejados.
Os novos tempos pedem um novo conceito minimalista, em que tudo deve ter uma funcionalidade e aproveitamento.
Adotar esse movimento junto à sua loja de móveis planejados será o verdadeiro destaque no mercado. Afinal, quem não deseja ter um ambiente bem aproveitado? Além disso, a manutenção desses modelos são mais práticas e eficientes, devido ao seu design ergonômico.
Entre as principais vantagens que podemos citar, estão o aproveitamento do espaço, o conforto, a elegância, a criação de ambientes mais funcionais e a economia. Em suma: será possível usufruir de dois móveis, em apenas um. Simplesmente maravilhoso!
Abrir uma loja de móveis planejados será uma excelente opção nos próximos anos, principalmente com a tendência cada vez mais forte do minimalismo, em que menos é mais.
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