6 Dicas para ampliar o ambiente através da decoração
Quem gosta de ficar no aconchego de casa costuma manter seus ambientes decorados e bonitos, afinal, isso contribui muito para o bem-estar. Contudo, se os seus cômodos são pequenos, talvez seja um pouco mais desafiador deixar tudo mais funcional sem ocupar espaço. Entretanto, nada que uma decoração bem pensada não possa ajudar a ganhar mais amplitude e fazer com que todos os itens fiquem organizados e distribuídos da melhor forma.
Acompanhe o post e conheça 6 dicas para ampliar ambientes e deixar o seu espaço mais interessante!
1. Use espelhos
Quando posicionados no lugar certo, os espelhos podem até duplicar as reais dimensões dos espaços. Assim, para alcançar o efeito desejado, coloque um espelho do chão ao teto em uma das extremidades do ambiente. Esse truque permite que todos os elementos reflitam e ganhem muito mais amplitude.
Se o espelho refletir áreas mais extensas, como varandas e corredores, o resultado também pode ser surpreendente. Outra opção é expandir os espaços menores, distribuindo espelhos em uma parede única. Contudo, para que esse efeito fique interessante, procure por peças com formatos e tamanhos harmônicos entre si.
2. Prefira cores claras
Para ajudar a ampliar um ambiente, existe a alternativa de usar o mesmo tipo de tons claros em pisos, móveis, paredes, cortinas e tapetes. Esse recurso cria uma sensação de continuidade e fluidez. Se você incluir cores escuras, poderá causar uma espécie de interrupção visual e transmitir a impressão de aperto, de redução de espaço. As cores mais indicadas para criar amplitude são o branco e suas variações. Você ainda pode optar por: pérola, gelo, areia, neve, creme, cinza claro e similares.
3. Adote o estilo minimalista
É importante ter em mente que, no momento de tentar ampliar um espaço pequeno, o cuidado com possíveis excessos pode criar o efeito contrário. Portanto, fique de olho nessa dica e tente focar apenas nos itens realmente necessários ao ambiente. O exagero será o seu pior inimigo em ambientes pequenos, atrapalhando a circulação e sobrecarregando o visual. Aqui, a popular dica de que “menos é mais” cai como uma luva.
4. Decore com móveis mais baixos
Quando se trata de móveis, se o espaço é pequeno, o melhor a fazer é evitar mobílias grandes. Elas podem atrapalhar a circulação e ainda deixar a sua casa ou apartamento com um aspecto de lugar entulhado. Assim sendo, uma boa pedida é usar bancadas periféricas contendo portas de correr. Dessa forma, o espaço visual central fica liberado e o seu ambiente organizado.
5. Capriche na iluminação
Nada como deixar a luz natural entrar para tornar seus ambientes mais claros e, assim, amplos. Nesse sentido, você pode optar por cortinas claras com transparência, para favorecer ainda mais a entrada da luz. Entretanto, se você não pode contar com uma luz solar direta e abundante, aposte em um tipo de iluminação eficaz e que valorize o espaço, dando mais vida aos objetos decorativos e aos móveis.
6. Integre os ambientes
Um bom truque para ajudar a ampliar espaços pequenos é integrar os ambientes. Essa técnica aumenta a sensação de continuidade e ajuda a melhorar o fluxo do lugar, sem bloqueios, cortes ou divisões. Assim, espaços integrados ganham amplitude e luminosidade. Para funcionar ainda melhor, é interessante usar um único tipo de piso, de preferência, em tons claros. Assim, todos os ambientes ganham uma aparência harmônica e uniforme.
Por fim, com essas dicas para ampliar ambientes, lembre-se de sempre de buscar o bom senso na hora de escolher as melhores estratégias para expandir os espaços da sua casa. Para tanto, evite exagerar nos elementos decorativos e no tamanho dos móveis. Ainda, evite desorganização, rebaixar o teto, dividir sem integrar e escolher cores escuras.
Para complementar essas sugestões, aproveite para conferir como decorar um apartamento conceito aberto!