8 características de um bom vendedor de móveis
Há quem diga que a capacidade de vender é um dom. Porém, o fato é que, com profissionalismo e boa base, qualquer pessoa pode desempenhar um excelente trabalho e alcançar ótimos resultados em vendas. Tudo vai da dedicação e do treinamento para aprimorar as características e ser um bom vendedor de móveis planejados.
Por isso, oferecer cursos e treinamentos para capacitar os vendedores é uma prática que deve ser levada a sério e feita constantemente. O profissional precisa estar preparado e alinhado com as informações do setor e dos móveis planejados para atender às necessidades dos clientes.
Neste post, vamos mostrar as oito principais características de um vendedor de móveis planejados, assim como apresentar dicas sobre como treinar os colaboradores para que tenham melhor desempenho na jornada de vendas. Confira agora!
Características de um vendedor de móveis planejados
Atuar com o comércio, seja de produtos ou serviços, requer técnicas que possibilitam a realização de bons negócios. Além disso, para lidar com vendas de móveis planejados, é preciso ter algumas habilidades específicas, como conhecimento sobre o produto, sintonia com o cliente, capacidade de ouvir e entender as necessidades do consumidor.
O que diferencia os vendedores que se destacam no mercado é um conjunto de práticas. Uma característica predominante é o entusiasmo do profissional atuante na área comercial. Repare que aqueles que têm mais sucesso trabalham com ânimo e motivação, pois é isso que move a profissão.
O bom vendedor, acima de tudo, acredita em seu potencial e na marca que representa. Para isso, ele estuda, aprimora os conhecimentos e recebe boas orientações de seus superiores. É isso que garantirá o destaque no setor de móveis planejados.
Veja, a seguir, as qualidades que destacam esse profissional em sua área.
1. Capacidade de ouvir o cliente
Uma das principais características de um vendedor é, sem dúvidas, a capacidade de ouvir o seu cliente. Antes de abordá-lo de forma direta e agressiva, é importante ouvir o que ele tem a dizer para que seja possível identificar e entender as suas necessidades.
Um bom vendedor ouve o que seu cliente tem a dizer e atenta também ao que ele não disse. Isso permite que ele identifique o perfil de consumo antes de tentar feche negócio com qualquer produto, apenas para cumprir suas metas.
Com isso, o consumidor se sente valorizado e se torna um cliente fidelizado, ou seja, tende a retornar ao estabelecimento comercial e comprar com o mesmo vendedor diversas vezes no futuro.
2. Assertividade ao se comunicar
O consumidor moderno está acostumado com a agilidade. Ele tem o hábito de comprar praticamente tudo o que deseja pela internet com eficiência, praticidade e sem ninguém tentando influenciar o seu poder de decisão.
Se ele sentir que o vendedor está fazendo com que ele perca tempo, a venda pode ser perdida. A comunicação assertiva é um elemento muito importante para o sucesso dos negócios. Portanto, o profissional precisa ser claro, direto e objetivo em sua comunicação.
No entanto, é preciso tomar cuidado para não confundir objetividade com respostas vagas e de pouco conteúdo. Isso pode fazer o cliente achar que o funcionário não tem experiência sobre o que está falando.
3. Espaço e privacidade ao cliente
No processo de compra, é natural que o vendedor queira ser comunicativo, tirar todas as dúvidas e estar pronto para auxiliar o cliente que está na loja. Mas o consumidor precisa de espaço para escolher e tempo para analisar os produtos antes da compra.
Um exemplo são os casais que vão às lojas juntos e, muitas vezes, querem conversar sobre os produtos, preços e considerações de forma privada, sem a presença de uma pessoa ligada à loja. É tarefa do vendedor identificar esses momentos e deixar os clientes à vontade e com sensação de liberdade para olhar e escolher os produtos que os agradem.
4. Ferramentas de comunicação do vendedor de móveis planejados
Para atender às necessidades dos clientes atualmente, o vendedor precisa ter boas ferramentas de comunicação e estar presente nas plataformas on-line. A rapidez nas respostas e na resolução de problemas dos clientes tem se tornado cada vez mais importante.
Aplicativos de mensagem instantânea como o WhatsApp e Telegram e redes sociais como o Instagram e Facebook são ferramentas essenciais para quem trabalha com vendas. As redes sociais ajudam a dar visibilidade para a loja e os produtos, enquanto os aplicativos de mensagem colocam o cliente em contato com o vendedor para esclarecer dúvidas e criar um bom relacionamento.
É possível divulgar novidades, enviar catálogos, promoções e atender o cliente sem que ele precise se deslocar até a loja no primeiro momento. Mesmo que as vendas ainda aconteçam apenas na loja física, a facilidade de comunicação com o vendedor por meio da internet é fundamental.
Também é importante destacar que as ferramentas on-line devem ser geridas de forma que mostrem a seriedade e qualidade da marca. Ou seja, a presença do negócio nas redes sociais e aplicativos de mensagens deve ser padronizada, oferecendo conteúdo de qualidade e comunicação clara.
5. Conhecimentos sobre o produto
Uma das características mais importantes para capacitar um vendedor de móveis planejados é fazer com que ele entenda sobre o produto. É isso que atribuirá credibilidade durante uma venda de mobiliário.
Tenha em mente que o cliente desse setor é exigente e busca muitas informações antes de procurar uma loja. Por isso, prepare o seu vendedor para que ele ofereça soluções e tenha respostas adequadas aos questionamentos dos compradores.
O vendedor que não está bem-preparado dentro do ramo corre o risco de transparecer insegurança. Com informações vagas, ele é facilmente confrontado pelo cliente e perde a oportunidade de finalizar a transação.
Além disso, ele pode cometer graves equívocos durante a venda e comprometer até mesmo a credibilidade da loja. Isso pode resultar em reclamações, devoluções e, claro, insatisfação do cliente.
Portanto, entender sobre o produto é um requisito fundamental para melhorar os resultados dos vendedores na empresa. Invista constantemente no conhecimento de sua equipe, pois é o que influenciará nas metas de vendas da loja.
Por mais que as habilidades comunicativas sejam desejadas, não são suficientes para fechar uma venda. Parte do processo de venda é baseada em argumentos. Para isso ser possível, o vendedor de móveis planejados precisa conhecer muito bem o produto.
Além de saber sobre o produto, ele precisa entender sobre as tendências de mercado. Dessa forma, invista em conhecimento técnico e teórico. Lembre-se de que o público que procura móveis planejados é exigente e questionará detalhes que precisam estar na ponta da língua do vendedor.
6. Sintonia com o cliente
Um bom vendedor sabe usar a técnica de espelhamento de comportamento a seu favor. Afinal, gerar empatia em um desconhecido é uma tarefa que exige mais do que conhecimento sobre vendas: é preciso também bom senso e percepção comportamental.
Por exemplo, ao identificar um cliente mais fechado, tímido ou reservado, em vez de bancar o vendedor brincalhão que faz piadas para descontrair, é melhor agir de acordo com o perfil desse cliente.
O mesmo se aplica a um cliente mais comunicativo e animado. O vendedor deve acompanhar o seu ritmo durante o atendimento, sempre mantendo o bom senso e o profissionalismo.
7. Técnica de vendas A.I.D.A
Os vendedores que têm conhecimento de marketing já estão familiarizados com a técnica. Esse acrônimo muito utilizado na condução do consumidor até o momento da compra consiste na junção das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Essa fórmula visa entender o comportamento de cada cliente e assim utilizar as ferramentas do A.I.D.A para guiar o consumidor pelo funil de vendas. De acordo com a técnica, primeiramente é preciso atrair a atenção do consumidor, para que no segundo momento o vendedor consiga fazer com que a pessoa se interesse pelo produto.
O próximo passo é transformar o interesse em desejo, levando a pessoa a executar a ação de compra. Depois disso, também é necessário realizar ações para fidelizar esse cliente. Uma dessas ações é um bom pós-venda e nós vamos explicar sua importância a seguir.
8. Boas habilidades de pós-venda
No ramo de vendas de móveis planejados, o pós-venda pode ser o segredo do sucesso, e a empresa deve apostar nisso. O cliente não comprará apenas um conjunto de móveis para a sala, por exemplo.
Se ele estiver satisfeito com o atendimento e fidelizado à marca, certamente retornará para mobiliar outros cômodos da casa. Se o profissional tiver as características de um bom vendedor, será a primeira escolha dele.
Para isso, é importante manter um relacionamento positivo no pós-venda, oferecendo suporte ao cliente durante um período após ele ter realizado a compra. Ele precisa saber que pode contar com a loja caso ocorra algum problema.
Um bom pós-venda é capaz de fidelizar clientes a uma marca de móveis planejados por, até mesmo, décadas, considerando que esses produtos são de longa duração. Além disso, é muito provável que o consumidor recomende a marca, a loja e até mesmo o vendedor para outras pessoas, baseando-se na própria experiência.
Treinamento prático do vendedor de móveis planejados
Mesmo sabendo das principais técnicas citadas acima, o vendedor precisa receber treinamento constante para que adquira a segurança necessária para atuar no mercado de móveis planejados. Somente dessa maneira ele estará alinhado com as principais tendências do ramo e expectativas dos clientes.
Por isso, procure sempre fornecer materiais teóricos, como livros, vídeos e guias, para estimular o conhecimento e crescimento profissional de sua equipe. A base teórica deve sempre ser reforçada para bons resultados.
Porém, não se esqueça da parte prática. É com o reforço prático que o vendedor terá o conhecimento fixado e ganhará confiança para quando for confrontado por um cliente. Muita teoria sem prática acaba não sendo assimilada.
E, atenção! Apenas a rotina de vendas não é suficiente. Isso porque o vendedor pode adquirir vícios profissionais que não são benéficos para os negócios. Ele, talvez, tenha alguma limitação que necessite de orientação de seus superiores.
Por isso, promova oficinas, simulações e reuniões regulares com a equipe para detectar se há dificuldades e quais são elas. Com isso, é possível identificar pontos positivos e negativos em seus colaboradores.
Não deixe de elogiar e estimular as qualidades e corrigir as possíveis falhas também. Essa atitude faz parte de uma liderança eficiente que motiva os colaboradores a darem o seu melhor e crescer.
O que achou dessas dicas para aperfeiçoar as características de um vendedor de móveis planejados? Agora que você já sabe o que fazer, faça uma reunião com seus colaboradores e inicie os treinamentos para auxiliar a sua equipe.
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