8 dicas de como combinar cores na decoração da sala
Saber como combinar cores na decoração da sala é muito importante para a harmonização da casa, pois isso dá uma sensação de organização ao ambiente.
Fazer essa composição da forma correta pode contribuir positivamente para a percepção do espaço local. Pode, inclusive, interferir na rotina dos moradores, promovendo mais energia para aqueles que residem e frequentam a casa.
Mas você sabe como combinar cores na decoração da sala? Continue a leitura deste post para entender por que prestar atenção nisso e conheça 8 dicas incríveis!
Por que investir nas cores para a decoração?
Não é novidade que as cores podem ser usadas como uma forma de tratamento, conhecida como cromoterapia. Logo, podemos dizer que elas influenciam totalmente no bem-estar das pessoas.
Para quem quer tornar a sala um ambiente convidativo para se estar — seja sozinho, seja com outros moradores ou visitantes —, pensar em como combinar cores na decoração da sala é essencial.
Isso pode ser feito não somente com as cores da parede, mas com acessórios colocados em pontos estratégicos, que combinem com o todo.
Como combinar cores na decoração da sala?
Existem muitas técnicas que podem ajudar na hora de decidir quais cores escolher para cada ambiente. Para a sala, por exemplo, apostar naquelas que deem mais espaço e dinamismo é uma ótima ideia para energizar o ambiente e deixá-lo com um aspecto maior.
O círculo cromático é uma técnica de cor muito utilizada na decoração. Essa ferramenta permite combinar as cores de diferentes áreas, de forma fácil e didática. Veja mais algumas dicas a seguir!
1. Tenha uma lista das cores preferidas
O ideal é, no início do projeto, fazer um levantamento de quais são as cores preferidas. Com isso, há a possibilidade de estabelecer quais são aquelas que combinam entre si, quais poderiam ser utilizadas em diferentes mobiliários, entre outros pontos.
2. Use a monocromia
Usar a monocromia para decorar a sala é uma opção moderna, sendo uma das tendências do momento. Podendo ser usada na pintura e também nos itens de decoração, basta usar apenas uma cor para decorar todo o ambiente.
Por exemplo, se você escolher o azul, há diferentes tons da mesma cor que podem ser utilizados — como claro, escuro, turquesa e royal, entre outros.
Essa escolha realça a sensação transmitida pela cor. No caso do azul, ele transmite maior tranquilidade, enquanto o vermelho traz mais agitação.
Como resultado da técnica, você tem a possibilidade de contar com um espaço que seja mais uniforme. Com isso, o efeito psicológico causado pela matriz é realçado, o que contribui diretamente para transmitir o objetivo almejado com aquele projeto.
Exemplo: suponhamos que o objetivo da pessoa é o de transmitir mais tranquilidade no projeto de sua sala. Com isso, a cor escolhida foi a azul. Ou seja, quando há o uso da monocromia, as chances de alcançar o resultado esperado estabelecido no início da ideia aumentam consideravelmente.
3. Aposte em cores análogas
Usar cores análogas é investir em dois ou três tons que aparecem na sequência do círculo cromático — por exemplo, o amarelo, o vermelho e o laranja.
Isso dá a impressão de maior continuidade ao ambiente, além de oferecer uma harmonia positiva.
4. Não se esqueça das cores complementares
As cores complementares se encontram dos lados opostos do círculo cromático, como o roxo e o amarelo. Essa opção oferece ao ambiente um grande contraste, assim como profundidade e energia.
Esse tipo de escolha, em um primeiro momento, pode até parecer uma alternativa pouco incomum, uma vez que se trata de cores bem diferentes. Porém, quando elas estão presentes em um único espaço, é o tipo de escolha que orna bem, pois normalmente vai trazer uma opção quente e uma fria.
5. Busque a harmonia de 60º, 90º e 120º
Para a combinação de 60º — também chamada de tríade —, basta escolher três tons que tenham a mesma distância entre eles no círculo cromático, gerando uma combinação vibrante.
Isso também acontece com a harmonia de 90º. Porém, nesse caso, pulam-se quatro tons, formando um retângulo. Dessa maneira, forma-se uma harmonização com uma cor primária, duas complementares e uma oposta.
Já a 120º é mais difícil de aplicar, pois envolve o uso de seis cores: escolhe-se um tom, depois deve-se pular um e pegar o outro, até que se completem os seis tons.
6. Não cometa estes erros
Existem erros básicos que devem ser evitados por quem está começando a fazer uma decoração na sala, especialmente utilizando a combinação de cores. Entre eles, destacamos especialmente:
não considerar as cores na concepção do projeto, uma vez que, para a escolha de diferentes tipos de mobiliário, há a necessidade de entender como é o todo;
não ter cuidado no momento de fazer a distribuição das cores pelo espaço, concentrando tons muito fortes em apenas um único espaço, por exemplo;
considerar arquitetura, design e decoração como aspectos diferentes, sendo que todos eles se complementam e devem ser pensados em conjunto para trazer mais harmonia e estética.
7. Utilize cores correspondentes, caso necessário
Quando analisamos as cores para escolhê-las para uma decoração, normalmente precisamos analisar o círculo cromático. As cores que estão de lados opostos do círculo são complementares, como aquelas que já mencionamos. As que estão do mesmo lado são correspondentes.
Caso você opte pelas correspondentes, há a possibilidade de utilizar contrastes de uma mesma cor (verde-claro e escuro, por exemplo), além de trazer mais gama de possibilidades caso você já tenha um objetivo preestabelecido (espaço de calmaria e relaxamento, como explicamos).
8. Use diferentes inspirações
Por fim, indicamos que você utilize diferentes inspirações para escolher as cores que mais agradam. Isso vai possibilitar até mesmo que haja uma definição prévia de perfil e de estilo. Exemplo: se você quiser ter um espaço que remete bastante à natureza, as cores verdes serão muito bem-vindas.
Ou, ainda, se você deseja ter um espaço que remeta mais ao praiano, o ideal é contar com tons de azul, turquesa e também de bege. Para se inspirar nos animais, o tom de marrom será adequado para o estilo. O ideal é usar a criatividade e considerar esses aspectos em todos os objetos e escolhas feitas, uma vez que trará mais harmonia.
Seguindo essas dicas de como combinar cores na decoração da sala, é possível ter um ambiente bem decorado, de acordo com o gosto dos moradores. Para obter um aspecto mais clean, tons monocromáticos são os ideais. Já para quem quer trabalhar melhor as cores, existem diversas opções dentro do círculo cromático.
Se você gostou deste material, compartilhe-o nas redes sociais. Assim, mais pessoas terão a oportunidade de conferir como é possível fazer uma combinação de cores que realmente seja efetiva!