Afinal, como usar tapetes na decoração

Muitos acessórios têm a dupla função de embelezar a casa e deixar os ambientes mais funcionais. Isso acontece, por exemplo, quando você acrescenta tapetes na decoração de diferentes áreas. Eles são ótimos recursos para realçar a beleza dos cômodos e proporcionar sensações positivas.

A vantagem é que existem modelos para todos os gostos e necessidades. Inclusive, essas peças são versáteis porque funcionam bem em vários locais, desde um espaço de estudo até um cômodo dedicado ao lazer ou descanso.

Prossiga com a leitura para saber mais sobre as opções de uso!

Por que colocar tapetes na decoração?

Para responder à pergunta, é importante que você pense em todas as utilidades desse tipo de produto. Os tapetes são elementos repletos de informações e transmitem isso por meio de tonalidades, estampas e texturas diversas.

Assim, além de complementar a decoração, eles enriquecem os ambientes com detalhes que proporcionam boas experiências. Seguem alguns excelentes motivos para você adotar seus próprios modelos:

segurança — existem tapetes com acabamento antiderrapante que protegem os moradores (principalmente crianças e idosos) contra quedas em superfícies lisas;

conforto — cobrir pisos com tecidos agradáveis ao toque deixa o cômodo mais aconchegante e com um visual acolhedor;

higiene — um tapete pode ser útil para reter a sujeira mais grossa trazida pelos calçados ou patas de animais domésticos;

proteção do piso — essas peças evitam o atrito causado pelo arrastar de móveis no chão, sendo aliadas no cuidado com assoalhos e outros materiais;

estilo — você consegue personalizar residências e até espaços comerciais com produtos mais chamativos ou trabalhos com cores neutras.

O que considerar na escolha dos modelos?

Aderir ao uso de tapetes na decoração fica bem mais fácil se você considerar o clima e as características do ambiente.

Medidas do recinto

O primeiro passo é medir a área de piso a ser coberta pelo tapete, de modo a equilibrar as proporções. Em um quarto de casal, por exemplo, o ideal é que essa peça ultrapasse todas as extremidades da cama para que forneça cobertura ao redor de todo o móvel.

Época do ano

Nos meses de calor, é ideal optar por tapetes mais finos e com textura lisa. Sisal, linha e palha são ótimos materiais para cobrir os pisos em períodos quentes. Quando perceber queda de temperatura, a dica é apostar nos modelos espessos e felpudos de algodão, pois ajudam a proteger os pés do frio.

Estilo decorativo

A aparência do tapete deve estar de acordo com o efeito que se deseja para cada ambiente. Uma varanda com móveis de madeira pode parecer mais rústica com uma peça de juta. Caso troque por um tapete com padrões geométricos em preto e branco, o resultado penderá mais para o tema moderno ou industrial.

Como inovar com os tapetes na decoração?

Uma peça de qualidade já faz toda a diferença no aspecto de um ambiente. Mas é possível ir além do uso tradicional e fazer combinações mais ousadas para valorizar cada cantinho da casa. Confira algumas possibilidades.

Sobreposições

Os tapetes não precisam ser usados sozinhos. Já pensou em posicionar um modelo diferentão sobre outro mais discreto? Essa proposta atualiza o cômodo sem ocupar muito espaço.

Cobertura de parede

Outra forma de inovar é expor os tapetes em superfícies verticais, como se fizessem parte da decoração das paredes. Dá para juntar várias peças pequenas em uma espécie de painel, para simular uma composição de quadros, ou destacar a região com um único exemplar maior.

Delimitação de áreas

Os tapetes são ótimos recursos para separar visualmente os espaços. A ideia é escolher um modelo para cada área e faça com que ambos se encontrem bem no ponto que faz o limite entre os recintos. O efeito de divisão fica ainda melhor ao usar peças com cores contrastantes.

Viu como não há limites para criar arranjos que envolvam tapetes na decoração? Lembre-se de que esses artigos cumprem diferentes papéis e devem ser aproveitados ao máximo.

Se você ainda não tem cadastro em nossa newsletter, assine agora para acompanhar as futuras publicações.