Armários para quarto: confira como escolher o melhor

Quando o assunto é organização de itens pessoais, os armários para quarto são a primeira opção para resolver esse problema, não é? Esse móvel pode facilitar a sua vida, já que reúne as melhores funcionalidades, como praticidade para guardar tudo no mesmo lugar, de forma ordenada e ao alcance das mãos.

Além disso, ele pode deixar o seu ambiente muito mais bonito e elegante se tiver um bom design. Então, o que não pode faltar nesse móvel? Acompanhe este post e saiba como escolher o armário ideal para as suas necessidades!

O que não pode faltar em armários para quarto

Hoje, os armários planejados para quartos podem acomodar todos os seus itens pessoais. Mas, para que isso funcione da melhor forma, é preciso fazer um apanhado de tudo o que você precisa guardar nele.

Essa iniciativa ajuda a determinar o tamanho adequado da peça, bem como a quantidade e as dimensões dos compartimentos mais úteis. Sendo assim, veja, a seguir, o que considerar na hora de escolher o seu armário.

Profundidade

Um detalhe que não pode passar despercebido é o espaço disponível para realizar a abertura do armário. Então, dependendo do tipo de porta escolhido, a profundidade pode variar.

Armários com portas convencionais pedem um móvel com 55 cm de profundidade, por exemplo. No caso daqueles com portas de correr, você pode avançar um pouco mais na medida e deixá-la entre 65 e 70 cm, uma vez que não será necessário um espaço extra para a abertura externa.

Local para posicionar o armário

A escolha do local mais apropriado para o armário no quarto envolve uma série de questões relativas ao aproveitamento de espaço do cômodo. É preciso, também, ter a exata noção do tamanho da cama e de outros objetos, como poltrona, mesa de canto e outros elementos.

Geralmente, a posição mais indicada é ao lado da cama para não atrapalhar a circulação das pessoas. Mas, se o ambiente tiver bastante espaço, o armário pode ser posicionado em frente à cama ou, até mesmo, atrás dela.

Material

No quesito durabilidade, a madeira é o material mais usado, porém, para quem não deseja fazer um investimento mais alto no móvel, uma boa opção pode ser o MDF ou o MDP. Essas duas últimas atendem muito bem às expectativas da maioria das pessoas e oferecem alternativas bastante versáteis de acabamento e textura.

Se o quarto for pequeno, um bom truque para aumentar a sensação de amplitude do ambiente é revestir portas de correr com espelhos.

Presença de nichos, gavetas e prateleiras

Conforme comentamos no início, a organização do máximo de itens é muito importante na hora de escolher um bom armário para quarto. Sendo assim, depois de listar tudo o que será guardado nele, chega a hora de pensar nos compartimentos, decidindo quantos nichos, gavetas e prateleiras serão necessários para as suas coisas ficarem bem organizadas.

Cabideiros mais longos são ideais para quem tem muitos vestidos de festa ou ternos. Outra possibilidade é escolher cabideiros com dois compartimentos, um acima do outro. Trata-se de uma alternativa ótima para quem tem muitos casacos e calças. Já as roupas íntimas, blusas, roupas de banho e meias são, geralmente, guardadas em gavetas.

Quanto ao espaço para sapatos, a melhor solução são as prateleiras, de preferência, pouco profundas para o melhor manuseio desses itens. Assim, o campo de visão não é prejudicado e as escolhas do dia a dia ficam mais fáceis e rápidas.

Estética

Depois de resolver as questões funcionais, chega o momento de decidir qual é o estilo e o design mais alinhados ao seu gosto e ao conjunto do quarto. Afinal, um bom apelo estético também tem a sua funcionalidade.

Por isso, atente para as cores, as linhas, os detalhes e tudo o que possa valorizar o seu quarto. Lembre-se de que os tons mais neutros sempre proporcionam leveza, amplitude e suavidade.

Por se tratar de um móvel geralmente durável, a escolha de armários para quarto pode ser um pouco trabalhosa, mas o resultado tem tudo para valer a pena se a decisão for bem pensada.

Se você tiver dúvidas e quiser conversar com os nossos especialistas, entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar!