Como aplicar o estilo rústico na decoração da sua casa

Um lar que transmite beleza e aconchego é o desejo de muitas pessoas. Felizmente, alguns temas conseguem equilibrar muito bem essas características e devem ser priorizados para compor uma decoração que abrace os moradores. É o caso, por exemplo, do estilo rústico.

Ele se baseia nos elementos naturais e feitos de forma artesanal, proporcionando uma estética que remete ao rural e ao que é antigo. Apesar disso, funciona tanto em casas do interior quanto em apartamentos localizados nas grandes cidades.

Se você quer saber mais sobre essa opção, suas vantagens e formas de aplicar, continue a leitura!

O que é o estilo rústico?

Se procurar a definição de rusticidade no dicionário, verá que ela está associada à falta de delicadeza. Mas isso não é ruim quando pensamos no campo da arquitetura e do design de interiores. Nessas áreas, o termo passa a representar materiais, objetos e estruturas que não têm um acabamento padrão.

O estilo rústico remete à vida no campo, onde a rotina costuma ser simples, tranquila e livre de excessos. É possível perceber muito uso da madeira e outros recursos naturais, como pedras, argila, palha e plantas. Não é à toa que boa parte da ornamentação fica por conta da estética exclusiva dos materiais.

O clima intimista também é um ponto alto e costuma ser trabalhado a partir da combinação de tons terrosos e luz amarelada. Assim, cria-se uma atmosfera acolhedora e que lembra muito as áreas internas daquelas cabanas construídas em meio às florestas e montanhas.

Como aplicar na decoração?

A originalidade é muito importante no estilo rústico. Logo, é crucial escolher móveis, peças e revestimentos que passem a impressão de serem únicos. O objetivo deve estar em valorizar os aspectos próprios de cada material, sem se preocupar em deixar tudo extremamente alinhado.

Veja alguns passos que podem ajudar.

Use cores quentes e luz indireta
A paleta ideal é aquela que se inspira nas tonalidades presentes nas madeiras, rochas e outras matérias-primas. Isso inclui variações de marrom, bege e cinza. Também é legal pensar em opções como laranja (presente nos tijolos), amarelo (partes de bambu) e até vermelho.

Essas cores quentes transmitem aconchego e promovem sensações com alegria e otimismo. O efeito fica ainda melhor quando você distribui pontos de luz em várias partes do ambiente, de modo a intercalar áreas iluminadas e sombreadas.

Prefira móveis com aspecto rudimentar
O acabamento da mobília não precisa ser reto e perfeito. Nesse caso, os modelos com design curvo, linhas orgânicas e bordas irregulares trazem um charme a mais. Hoje, é possível definir todos esses detalhes com um projeto de planejados.

Também é importante pensar no conforto proporcionado por cadeiras, poltronas e outros locais com assentos. Se possível, invista em partes estofadas nos principais pontos de contato com a pele.

Capriche nos tecidos e revestimentos naturais

Texturas são valiosas para complementar a estética dos materiais e adicionar informações ao ambiente. No estilo rústico, você pode adotar peças com relevo ou que acrescentam volume a superfícies como paredes, laterais de móveis e até pisos.

Vale a pena apostar em diferentes fibras para preencher vazios e personalizar a casa: cortinas de linho, tapetes de pelo, estofados de couro, mantas de patchwork, trilhos de crochê etc. Painéis ou lareiras revestidos com pedras, vasos de cerâmica e bancadas de tijolinho maciço também funcionam.

Quais são as vantagens?

Esse estilo é a escolha perfeita se você deseja aconchego em qualquer época do ano. Afinal, inclui recursos que proporcionam o clima bucólico do interior. É claro que sempre dá para adaptar o tema ao perfil de quem deseja uma pitada contemporânea.

Outro ponto positivo da decoração rústica está na durabilidade do projeto. Isso porque se baseia em materiais resistentes, que suportam diferentes condições e mantêm suas características intactas por anos. Sem contar, claro, que você terá uma casa linda e funcional para curtir bons momentos.

E aí, ficou com vontade de aderir ao estilo rústico e transformar a sua moradia na próxima reforma decorativa? Esperamos que o artigo tenha inspirado e ajudado você a definir as melhores soluções, sempre com o objetivo de aproveitar o potencial de cada ambiente.

Para acessar mais conteúdos e ficar por dentro das novidades, curta a nossa página no Facebook!