Como passar credibilidade para o cliente: confira 4 dicas

Os critérios de credibilidade têm se tornado cada vez mais importantes para a tomada de decisão do cliente na jornada de compras. Por esse motivo, o empreendedor deve estar muito atento ao nível de confiança que o seu time passa ao consumidor, porque esse fator impacta diretamente o sucesso do seu negócio.

Apesar de não ser muito simples, é possível ensinar a sua equipe como passar credibilidade para o cliente com 4 dicas práticas que vamos compartilhar com você. Quer saber mais? Então continue lendo este artigo!

1. Conheça bem os produtos com os quais trabalha

Essa parece fácil, mas, na prática, não é tanto assim. Muitos vendedores conhecem apenas informações superficiais sobre os produtos que vendem, por isso, o cliente acaba não fechando negócio. Para ter sucesso, a equipe precisa receber treinamento sobre os artigos da loja, saber os seus pontos fortes e como amenizar os pontos fracos.

É preciso que os vendedores saibam responder às perguntas dos clientes, buscando combinar as qualidades do produto com o que o cliente busca ou precisa. Além disso, é muito importante passar segurança no que estão falando.

Também vale ressaltar que o vendedor deve ser focado, sincero e realista sobre o que o produto realmente é. Em outras palavras, ele nunca deve prometer algo além do que o artigo ou a loja podem cumprir. É sobre isso que vamos falar a seguir.

2. Entregue o que promete

Mesmo que seja com a melhor intenção, jamais prometa algo que não pode cumprir, seja em relação às funcionalidades da própria mercadoria, descontos, brindes ou, até mesmo, aos prazos de entrega. Não há nada pior para a construção de credibilidade que uma promessa não cumprida, principalmente quando se trata de negócios.

Todas as informações passadas ao cliente devem ser pautadas na realidade. Por exemplo, é melhor dizer que não consegue entregar os móveis no prazo solicitado por ele antes da venda do que fechar o negócio e decepcioná-lo. Tente sempre fazer mais do que o prometido para superar as expectativas dos consumidores, nunca menos.

3. Invista em um bom pós-venda

Esse ponto é, talvez, um dos mais decisivos na hora de fidelizar e mostrar para o cliente que a sua loja é a melhor opção. É no pós-venda que você descobre o que o consumidor achou do produto, os problemas que ele teve e o desfecho de tudo isso depende da capacidade da equipe de lidar adequadamente com cada situação.

A resolução dos problemas no pós-venda fideliza o cliente e cria um relacionamento duradouro com ele. Mas, se o seu pós-venda não funcionar direito, é provável que a sua loja perca o consumidor para sempre. Por isso, invista em treinamentos direcionados a como passar credibilidade para o cliente mesmo após a venda.

4. Respeite a concorrência

Já ouviu aquela famosa frase de Sigmund Freud que diz “quando Pedro fala de Paulo, sei mais sobre Pedro do que de Paulo”? Essa máxima vale para diversas áreas da vida e o comércio não poderia ser diferente. Para ter credibilidade, você precisa respeitar os seus concorrentes simplesmente porque a ética caminha junto com a confiança.

É tentador atacar a concorrência quando o cliente começa a fazer comparações e você precisa mostrar o seu diferencial. Mas acredite, não é dessa forma que vai ter sucesso. Os ataques falam mais sobre o seu negócio do que sobre o concorrente.

A confiança é construída de forma lenta e precisa ter alicerces sólidos para que a sua loja se destaque no mercado. Por isso, é preciso investir e treinar a sua equipe para entender como passar credibilidade para o cliente. As dicas acima são parte de um processo de longo prazo e precisam ser colocadas em prática em cada venda e para cada consumidor.

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