Como realizar uma pré-venda em lojas de móveis planejados

As tendências estão sempre em transformação e cada dia temos novas formas de aperfeiçoar os processos no mundo dos negócios. Quando o assunto é vender, antes de abordar um cliente, podemos contar com a pré-venda: um setor responsável pelo primeiro contato com o potencial cliente.

E como isso funciona? Durante o primeiro contato, o time encarregado faz perguntas estratégicas para captar as necessidades do consumidor e entender se ele é qualificado para ser convertido em cliente. Caso isso aconteça, ele é repassado para a área de vendas. E, assim, o trabalho continua com outros profissionais, focados apenas em vender o produto, já entendendo os postos-chave para solucionar o problema daquela pessoa.

E como fazer pré-venda em lojas de móveis planejados? Confira, a seguir, algumas ações específicas que um profissional da área deve tomar!

Saber se comunicar corretamente

Um ponto importantíssimo que a pré-venda precisa dominar é a comunicação correta. Trata-se de uma interação que pode começar antes de o consumidor entrar na loja, por meio de redes sociais, e-mail marketing e outros canais digitais.

E, enquanto o cliente ainda não considerou a realização da compra, para que a abordagem seja eficiente, é fundamental usar a linguagem certa para cada tipo de consumidor, a fim de extrair o máximo de informações sobre seus gostos, suas dores e necessidades. Quando esse trabalho é bem estruturado, a equipe de vendas consegue finalizar o processo com mais rapidez e assertividade.

Criar proximidade com o futuro cliente

Essa estratégia é complemento da anterior. Então, quando a pré-venda está abordando o consumidor, é importante manter uma postura de proximidade, buscando conhecer a pessoa mais profundamente. Ao estabelecer uma relação mais intimista, se torna mais fácil entender os gostos e preferências da pessoa de forma mais natural e fluida. Dessa maneira, a equipe de vendas pode oferecer as soluções mais alinhadas ao perfil de cada cliente.

Oferecer soluções, não apenas produtos

Depois de conhecer cada detalhe das necessidades do cliente, a pré-venda da loja de móveis pode encaminhá-lo para a oferta da melhor solução para o problema, e não apenas para a aquisição de um produto. Isso é especialmente importante quando falamos de móveis, já que esse tipo de produto exige uma avaliação mais cuidadosa antes da compra, afinal, a maioria das pessoas procura algo durável, de qualidade e perfeitamente ajustado ao que precisa.

Na prática, é interessante apresentar um projeto completo, apostando em softwares que facilitem a demonstração de como a peça ficará disposta no ambiente. Essas ferramentas dão vida ao que a pessoa nem imagina e podem até estimular a compra de outros itens que complementem o projeto inicial. Esse é o papel da pré-venda, ou seja, apresentar algo a mais, ampliando a percepção do cliente.

Atentar às dúvidas do consumidor

Outra forma eficiente de praticar a pré-venda é monitorar cuidadosamente as dúvidas apresentadas pelos consumidores. Com isso, é possível trabalhar no sentido de atendê-los melhor durante a venda. Esse trabalho pode ser realizado nas redes sociais, no site e durante as visitas presenciais à loja. As dúvidas apresentadas incluem reclamações sobre falta de produtos, serviços ou soluções. Assim, você e sua equipe podem preencher essas lacunas e entregar o que o cliente precisa.

A principal vantagem de se realizar um trabalho de pré-venda bem-feito é a possibilidade de qualificar o cliente. Com isso, a loja de móveis passa a agilizar ainda mais o processo de vendas e a atrair mais consumidores, que chamam outros clientes. Assim, é possível fazer previsão de faturamento e aperfeiçoar ainda mais a qualificação de possíveis novos clientes.

E você, o que acha de usar estratégias de pré-venda? Deixe seu comentário e compartilhe o que acha mais importante durante um atendimento.