Como ter mais inteligência comercial na loja de móveis

Ao implementar a inteligência comercial em sua loja de móveis planejados, é possível contar com diversos benefícios. Reduzir o risco de investir tempo e recursos em ações que não geram resultados tangíveis, por exemplo, torna-se uma preocupação mínima ao adotar essa estratégia.

Afinal, essa é uma ferramenta dedicada à coleta, ao armazenamento, à análise e ao monitoramento de informações relacionadas às vendas com propósito de auxiliar na identificação de obstáculos, oportunidades e áreas de aprimoramento nesse setor.

Pensando nisso, preparamos este post que elucidará os principais pontos para a adoção e os benefícios dessa estratégia no seu empreendimento. Acompanhe e tenha uma boa leitura!

O que é inteligência comercial?

A inteligência comercial engloba um conjunto de ações planejadas para a obtenção de resultados aprimorados, por meio da coleta e análise de dados relacionados ao mercado.

Essas informações, provenientes tanto de fontes internas quanto externas, podem ser avaliadas de maneira qualitativa ou quantitativa.

Como ter mais inteligência comercial na loja de móveis?

Ao empregar a inteligência comercial utilizando dados referentes a clientes, produtos, serviços e mercados, a loja de móveis consegue discernir de maneira eficaz o que é verdadeiramente pertinente para a sua estratégia e o que pode ser melhorado.

A seguir, separamos os principais pontos que devem ser observados para a elaboração dessa etapa. Acompanhe!

Obtenha informações sobre os seus clientes
Os dados relativos ao seu público são fundamentais para a loja identificar as necessidades do mercado, compreender os motivos que levaram à desistência de uma compra e, até mesmo, definir o perfil ideal de cliente para orientar as estratégias comerciais.

Analise a concorrência
Avaliar os concorrentes é crucial para a loja de móveis obter percepções valiosas e proporcionar produtos e serviços mais competitivos, além de desenvolver promoções que contribuam para atrair uma clientela mais ampla.

Avalie em detalhes a economia
Nessa etapa, é importante realizar uma análise da conjuntura no que diz respeito à projeção do desempenho econômico de um país, estado ou região específica.

Ao fazer essa avaliação, a loja consegue se antecipar às mudanças, evitando que questões externas afetem negativamente os seus resultados.

Estude o mercado de móveis
Aqui, pode-se realizar a análise das tendências de design, cores e estilos no mercado de móveis planejados e ficar atento às preferências do seu público-alvo, bem como considerar fatores como faixa etária, classe social e localização.

De que forma essa tática impacta diretamente nas vendas?

Contar com essa abordagem traz inúmeros benefícios. Veja como ela impacta diretamente nas vendas do seu negócio.

Aumento das oportunidades
A inteligência comercial é a chave para melhorar o crescimento da sua loja de móveis planejados. Ao utilizar informações precisas sobre clientes, leads e prospects, será possível reconhecer tendências, desafios e necessidades desse público.

Além das pesquisas de mercado regulares, existem soluções especializadas nas demandas comerciais que podem fornecer dados sobre propensão de compra, tendências macroeconômicas, mapeamento de mercado e perfil ideal do cliente, entre outros aspectos.

Melhora na produtividade
Contando com as informações precisas provenientes de leads qualificados, há maiores probabilidades de realizar abordagens mais eficazes. Assim, será possível diminuir gargalos processuais, corrigir erros e, até mesmo, reduzir o tempo dedicado à prospecção, resultando em uma melhor eficiência.

Aprimoramento da competitividade
É indiscutível o impacto positivo dessa estratégia na ampliação da competitividade. Isso ocorre devido à garantia de acesso a informações precisas, possibilitando aos vendedores identificar adequadamente quem e quando abordar um cliente com as soluções mais apropriadas.

Além disso, a inteligência comercial contribui para uma compreensão mais profunda do mercado externo. Consequentemente, o seu marketing será melhor direcionado, pois estará alinhado com as tendências atuais e possibilitará enxergar oportunidades de novos nichos e segmentos de mercado.

Esperamos que o nosso artigo sobre como ter inteligência comercial na sua loja tenha sido útil. Lembre-se que para que ela seja eficaz, é preciso contar com a análise da concorrência, o levantamento de dados dos seus clientes e o estudo do mercado atual, combinado?

Quer ficar sempre atualizado sobre as tendências e estratégias de vendas para impulsionar o seu negócio no ramo de móveis planejados? Então, assine a nossa newsletter!