Como utilizar móveis com iluminação da maneira certa

A luz é um dos recursos mais usados para transformar ambientes. Embora costume aparecer nas grandes superfícies, como pisos, forros e paredes, ela pode estar integrada a elementos menores. Prova disso está na tendência crescente dos móveis com iluminação.

Essa proposta ganha cada vez mais destaque por funcionar em composições de áreas residenciais, comerciais e até corporativas. Para ter bons resultados, vale a pena buscar referências e adequar as ideias aos efeitos desejados.

Que tal conferir algumas possibilidades? Veja as informações que preparamos sobre o assunto!

O que são móveis com iluminação?

São peças que recebem recursos específicos para iluminar gavetas, prateleiras, nichos e demais detalhes. O objetivo é deixar toda a mobília ou apenas parte dela destacada, de modo que chame a atenção das pessoas.

Existem muitos produtos desenvolvidos com essa finalidade, a exemplo dos spots que ficam embutidas em chanfros, canaletas e áreas vazadas dos móveis. Outro item comumente usado é a fita de LED, que pode ficar apoiada ou colada em torno da superfície que vai ser iluminada.

O conceito geralmente aparece em projetos que envolvem móveis de madeira, MDF ou MDP, mas pode ser adaptado a qualquer material. Em todo caso, é importante escolher lâmpadas com tecnologia LED, pois não aquecem e proporcionam mais economia.

Quando vale a pena apostar nessa ideia?

Tenha em mente que a claridade extra pode exercer diversas funções: evidenciar um ornamento da peça, incrementar a luz do ambiente e até facilitar a rotina das pessoas que utilizam o móvel.

Os móveis com iluminação podem valorizar fachadas de lojas enquanto realçam os produtos expostos na vitrine. Nesse caso, quem passa em frente ao estabelecimento durante a noite consegue enxergar melhor as opções. A atmosfera do espaço comercial também fica mais atrativa.

Da mesma forma, uma família que gosta de preparar receitas pode ter sua rotina favorecida ao investir em móveis iluminados. Imagina contar com claridade suficiente nos armários e bancadas da cozinha? Além de auxiliar nos serviços de alimentação, esse diferencial mantém o espaço acolhedor.

Como usar os móveis com iluminação?

Não há regra para aproveitar as luzes no ambiente doméstico ou em qualquer outro local. O importante é garantir que tudo seja bem planejado, com o acompanhamento de uma equipe profissional. Veja alguns passos que podem ajudar.

Se inspirar em exemplos

Encontrar as soluções certas fica muito mais fácil ao analisar exemplos. Uma alternativa é fazer uma pesquisa por móveis iluminados para contemplar os detalhes de diferentes projetos. Você consegue imagens em vários espaços, incluindo redes como Instagram e Pinterest.

A dica é salvar as fotos ou representações gráficas mais interessantes para que sirvam de inspiração. Assim, terá condições de demonstrar o visual desejado a quem ficar responsável pela execução do projeto.

Verificar onde são necessários

Os móveis planejados representam a melhor escolha para quem quer trabalhar com iluminação. Se a prioridade é ter um espaço para trabalhar em home office a qualquer horário do dia, o ideal é optar por uma escrivaninha pronta para receber recursos de luz.

Outras opções incluem:

cabeceira iluminada para ler à noite;
painel de TV decorativo;
armário de closet com spots posicionados estrategicamente.
Conhecer os tipos e efeitos das luzes
As lâmpadas usadas na mobília, independentemente da luminária ou sistema envolvido, podem apresentar cores e intensidades diversas.

Luzes coloridas, por exemplo, são ótimas para criar efeito lúdico e decorativo em áreas dedicadas ao lazer. Com opções que vão dos tons frios (como azul e verde) aos mais quentes (como laranja e vermelho), é possível personalizar o projeto.

Os espaços que demandam foco e concentração precisam ter móveis equipados com luz fria (branca). Já os ambientes intimistas ou que pedem um toque de aconchego ficam melhores com a luz amarelada (quente).

Gostou de aprender sobre o potencial dos móveis com iluminação? Agora, é só combinar os recursos certos para obter a mobília mais adequada a cada ambiente e necessidade.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a contribuir? Aproveite para deixar seu comentário.