Confira 3 dicas de como organizar um escritório no quarto

Embora a prática do home office venha se difundindo com mais força desde o início da pandemia, organizar um escritório em casa não é tarefa fácil. Entre os diversos cômodos em que ele pode ser instalado, o escritório no quarto é quase sempre a opção mais viável. Nesse espaço, você consegue ter privacidade e silêncio para suas reuniões. Outra vantagem é poder deixar tudo organizado em móveis planejados, sem atrapalhar a dinâmica do lar.

Neste artigo, você vai encontrar três dicas que vão te ajudar a organizar um dos quartos da sua casa de maneira tão funcional quanto o escritório da empresa onde trabalha. Falaremos sobre a iluminação, a escolha dos móveis certos e a organização da mesa de trabalho. Confira!

1. Atente-se à iluminação ideal

Num quarto com escritório, assim como em qualquer ambiente de trabalho, ter uma boa iluminação é essencial. Sendo assim, caso o quarto onde você trabalhe seja o mesmo em que dorme, são necessários dois projetos luminotécnicos diferentes. Opte por colocar luzes amarelas no ponto central do cômodo e lâmpadas brancas sobre a mesa. Enquanto as primeiras te ajudam a relaxar no horário de descanso, as outras te deixam alerta para os desafios do expediente.

Utilizar cortinas finas, que permitam a entrada de luz natural, também é uma ótima opção para manter o ambiente bem iluminado na medida certa.

2. Escolha os móveis adequados

Ainda que você esteja usando seu quarto como escritório, é preciso lembrar que é nele que você dorme. Então, escolha móveis versáteis, que podem ser usados em ambas as situações. Para isso, deixe de lado as escrivaninhas e instale uma bancada longa. Ela será confortável para o trabalho e dará um charme especial para o espaço.

Construir móveis com gaveteiros também pode ser uma boa opção. Neles é possível guardar seu material de escritório, deixando tudo organizado. Quem entrar no seu quarto aos fins de semana, por exemplo, não notará que ele também é seu local de trabalho. Ter nichos para colocar livros e outros itens que precisa ter à mão de forma rápida é outro detalhe importante.

3. Organize sua mesa

Conforme já adiantamos acima, o uso de gavetas e nichos pode ajudar a diminuir a quantidade de objetos sobre a mesa do escritório. Mas, há outras formas de diminuir a poluição visual sobre o móvel e organizar os objetos. Uma delas é o uso de escaninhos e porta-trecos. Neles, você pode colocar lápis, canetas e papéis que precisa ter sempre acesso, sem deixá-los espalhados.

Caso use um desktop, vale prender a fiação de modo que ela não fique aparente. Com isso, a sensação de trabalhar num ambiente organizado vai aumentar sensivelmente.

Com todas essas dicas em mãos, fica mais fácil montar e organizar o seu escritório no quarto. Vale lembrar que manter esse espaço em ordem é fundamental para que sua produtividade não seja afetada. Saber onde estão todos os objetos que precisa vai economizar seu tempo e mostra que você está sempre preparado para os desafios do dia a dia.

Para receber mais dicas como essa, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!