Confira 3 dicas de como utilizar o painel ripado na sala
Quando o assunto é decoração, as estruturas verticais tendem a ser soluções bastante versáteis. Isso porque ocupam poucos centímetros do ambiente e permitem o aproveitamento máximo do espaço. Se você gosta da ideia, precisa conhecer as principais utilidades do painel ripado na sala.
Esse elemento pode ser feito de madeira, MDF ou MDP, sem contar que muitas empresas permitem a personalização completa de suas características. Você consegue, por exemplo, solicitar versões com texturas ou cores específicas, bem como combinar peças diferentes em um mesmo projeto.
Continue a leitura e veja 3 formas de usar os painéis ripados.
1. Dividir ambientes
Uma das funções mais populares dos ripados é separar áreas distintas. Você consegue fazer isso de um jeito discreto ao trabalhar com o efeito vazado, que delimita os ambientes sem isolá-los por completo. Isso pode ser muito interessante nos casos em que há o desejo de preservar a continuidade visual.
Colocar um modelo vazado no lugar de uma parede densa de alvenaria também possibilita a passagem de um pouco de luz e de ventilação entre os cômodos, aumentando a claridade e a circulação do ar. Então, quem tem uma sala integrada a outro recinto (como a cozinha ou varanda) e quer quebrar um pouco a integração, pode apostar no ripado sem medo.
2. Revestir móveis e paredes
Outra aplicação valiosa do painel ripado na sala é para criar superfícies maciças ou vazadas que possam cobrir alguns elementos.
A solução mais comum é aproveitar essa estrutura para criar molduras atrás do aparelho de televisão, a fim de embelezar e esconder fios. Os tamanhos podem variar, com dimensões que vão do rodapé até o teto, de acordo com as preferências dos moradores.
Também é possível revestir uma parede completa ou metade dela para compor um jardim vertical com ganchos e suportes para vasos. O visual da madeira presente nas ripas harmoniza muito bem com o verde das plantas.
Com um projeto de planejados, você ainda consegue aplicar os ripados em partes específicas dos móveis, como a frente de um rack ou aparador.
3. Criar portas e biombos
Seguindo a ideia das divisórias, por que não investir em peças móveis? Os biombos são ótimos exemplos de estruturas multifuncionais: ajudam a delimitar espaços, criam fundos atrativos para cenários e escondem volumes indesejados. Como são leves, você consegue levar para onde quiser e ajustar as dobras conforme a necessidade.
Por falar em estruturas que se movem, saiba que é possível desenvolver portas com elementos ripados para deixar sua sala mais bonita. As de correr ou com abertura articulada ficam incríveis, por exemplo, na abertura de sacadas e varandas que possam estar ligadas ao cômodo social.
Ficou claro que são muitas as possibilidades de usar o painel ripado na sala, o que traz liberdade de personalização para agradar diversos perfis de consumidores. A dica é estar sempre de olho em referências publicadas por blogs relacionados à arquitetura e ao design de interiores, bem como redes sociais com foco em imagens.
E já que o assunto é obter inspirações, aproveite para acessar o nosso site e conferir soluções para salas!