Confira 7 melhores dicas para atrair clientes e aumentar as vendas

Traçar estratégias para atrair clientes deve ser um dos principais objetivos das empresas como um todo. Afinal, são muitos os desafios encontrados hoje. Enfrentar a concorrência cada vez maior, buscar por inovação constante e possibilitar boas experiências ao consumidor são apenas alguns deles.

Além disso, a necessidade de se adaptar continuamente às mudanças de comportamento de consumo e ajustar-se às novas tecnologias também são pontos que não podem ser deixados de lado.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira dicas práticas de como atrair mais clientes para aumentar as vendas de seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

1. Entenda o mercado em que você está

Fazer benchmarking é importante para qualquer empresa. Afinal, há a possibilidade de entender quais são as estratégias adotadas por outros negócios, quais são os desafios enfrentados e como eles têm se adaptado às mudanças ocorridas.

Porém, de nada adianta fazer isso se você não adapta a estratégia à realidade de sua própria região. Algumas ações são muito efetivas para determinado público, em um determinado local — mas não se encaixam 100% em outras realidades.

Nesse sentido, mais do que entender o mercado, é importante ter em mente quem é o seu público, quais são os seus anseios e seus objetivos, e como o seu empreendimento pode auxiliar nesse sentido.

2. Crie uma proposta de valor

Para gerar valor ao seu cliente, algumas práticas são indicadas. Entre elas, mencionamos especialmente:

ofereça uma experiência de compra que seja personalizada para os seus clientes, de modo que haja um relacionamento mais próximo e, consequentemente, aumente as chances de fidelização;
foque em encantar o seu cliente, entendendo quais são as melhores práticas do ponto de vista deles e quais são as estratégias que mais geram impacto;
treine sua equipe para oferecer um atendimento humanizado;
tenha uma conexão emocional e genuína com os seus clientes;
preze sempre pela transparência.

3. Use as mídias sociais

Não podemos falar em atrair clientes sem mencionar as redes sociais. Nelas, você tem a oportunidade de conseguir um alcance muito maior, com pessoas que nem sequer conheciam a sua marca.

Para isso, algumas estratégias são indicadas, como:

compartilhe nos stories do Instagram os trabalhos do momento e, ao final do projeto, mostre o resultado;
também nos stories, abra caixinhas de perguntas e entenda o interesse de seu público sobre os mais diversos assuntos;
utilize as redes sociais para divulgar seu trabalho e mostrar quais são os de maior destaque;
não deixe de produzir conteúdos relevantes, que posicionem você como uma autoridade no mercado — uma vez que isso gera credibilidade e confiança ao seu público.

4. Sempre mantenha contato com os clientes

Um erro muito comum e que deve ser evitado diz respeito ao contato com o cliente. Muitas vezes, há a falsa percepção de que, depois que a venda foi encerrada, não há mais a necessidade de estabelecer nenhum tipo de vínculo com a pessoa. Pelo contrário: o pós-venda é tão importante quanto.

Por meio dessa estratégia, há a possibilidade de analisar quais foram os pontos positivos e negativos do ponto de vista do cliente a respeito do atendimento, além de demonstrar proximidade e interesse em construir um relacionamento.

Com isso, as chances de que ele volte a fechar negócio aumentam consideravelmente. Lembre-se sempre: é mais simples e barato fidelizar um cliente do que atrai-lo.

5. Utilize softwares e demais ferramentas

Hoje, existem muitas soluções no mercado que contribuem para que o negócio possa automatizar processos e garantir mais agilidade para o atendimento, como o WhatsApp Business. Afinal, grande parte das pessoas utilizam o aplicativo de mensagens para os seus contatos do dia a dia.

A empresa que não está presente nesse canal pode estar perdendo uma importante oportunidade de negócio. Por meio da plataforma, é possível programar mensagens de ausência e de saudações, fazer tags de clientes para mais fácil identificação, bem como gerar relatórios de atendimento.

Com isso, a pessoa que entra em contato rapidamente é atendida, o que contribui para que ela tenha um entendimento sobre quando o processo dará continuidade e quais informações precisa repassar.

6. Otimize o atendimento ao cliente

Existem maneiras práticas e efetivas de otimizar o atendimento ao cliente. Entre elas, destacamos especialmente:

apostar em mais de um canal de comunicação, desde que as plataformas escolhidas tenham relação com o perfil de seu público;
contar com uma equipe capacitada que recebe treinamentos sobre os mais diversos tópicos para oferecer ao cliente um atendimento de qualidade, ágil e efetivo;
organizar a equipe de acordo com as suas competências (existem pessoas que saem melhor no atendimento direto, enquanto outras conseguem obter resultados mais atrativos no operacional), entre outros.

7. Produza conteúdo otimizado e trabalhe SEO

Por meio de conteúdo otimizado para os principais canais de busca, você pode atrair pessoas que estejam interessadas especificamente no seu nicho de assunto.

Assim, você terá mais tráfego no site e, com os pontos de conversão necessários (que possibilitam aos usuários deixarem as suas informações), é possível conter dados que possibilitam ações mais direcionadas.

Entre os diferenciais da produção de conteúdo, destacamos:

transmitir mais autoridade para o seu site, de modo que você se posicione como especialista no assunto a que se propõe;
permitir trazer mais pessoas qualificadas para o seu canal e, assim, ganhar reconhecimento de marca;
melhorar a experiência do usuário em diferentes etapas de sua jornada, o que impacta também na credibilidade de sua empresa;
possibilitar o reconhecimento da empresa no assunto específico, o que proporcionaria mais alcance do negócio e também mais chances do marketing boca a boca;
garantir competitividade com os concorrentes, entre outros.
E então, o que achou de conhecer algumas dicas práticas para atrair clientes? Independentemente de qual estratégia seja adotada pelo seu negócio, é essencial priorizar a qualidade dos móveis oferecidos ao cliente e dos materiais utilizados. Isso vai contribuir para o marketing boca a boca e para a fidelização daqueles que conheceram seus produtos.

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