Confira aqui como cuidar de móveis de madeira

Existem poucos artigos mais atemporais que os móveis de madeira. A variedade e a versatilidade dessa matéria-prima são responsáveis por mantê-la como o principal componente dos móveis fabricados em todo o mundo até hoje.

Mas você sabe cuidar dos móveis de madeira? Neste artigo, vamos apresentar os principais tipos de matéria-prima utilizados e você também vai encontrar dicas de como cuidar da mobília para que ela dure por muito tempo. Confira a seguir!

Tipos de madeira

As madeiras para móveis são escolhidas conforme a finalidade e as características que eles devem ter. Por exemplo, móveis para a área externa devem ser fabricados com madeira resistente à umidade, como o carvalho. Já os mais sofisticados e modernos para a área interna podem ser feitos de madeira nobre freijó.

Veja as principais.

Carvalho

O carvalho é uma das matérias-primas mais buscadas pelo setor moveleiro. Ele é resistente à umidade e pode ser encontrado nas cores vermelho e branco. Por isso, é útil para fazer diversos tipos de móveis tanto externos como internos.

Cerejeira

Considerada uma das madeiras mais bonitas para a fabricação de móveis, a cerejeira é nobre e tem custo elevado quando comparada a outros tipos de madeira. A sua tonalidade amarelada, clara e brilhante é utilizada tanto para piso laminado como para móveis.

Freijó

Continuando com as madeiras nobres, o freijó é outra opção para móveis de alto padrão. É muito durável e de fácil manuseio, por isso, é comum ver móveis de madeira com design diferente feitos de freijó. Os tons castanho-claros amarelados com manchas escuras são a marca registrada desse tipo de madeira.

Mogno

Essa é a madeira de lei mais utilizada na fabricação de móveis. O mogno escurece com o tempo, mas não perde o brilho e muito menos a resistência, garantindo que o móvel fique impecável por décadas.

Madeira de demolição

Como o próprio nome diz, ela é uma madeira reaproveitada de estruturas demolidas. O material está em alta porque combina com a decoração industrial que se popularizou nos últimos anos.

MDF

Se você procura uma opção mais econômica, que tal o MDF? Ele é feito de partículas de madeira prensadas uniformemente e vendido em chapas. Essa opção não é muito resistente, principalmente em ambientes com umidade, mas o custo é baixo e ele é muito fácil de trabalhar.

MDP

Essa é uma opção muito popular e de baixo custo (mais barato que o MDF), mas é ainda menos resistente à umidade que o MDF. O MDP é formado por uma camada grossa de partículas no centro e duas mais finas nas superfícies. Ele é mais leve, porém, suporta mais peso que o MDF devido à estrutura das camadas.

Cuidados com os móveis de madeira

Muitos móveis de madeira passam por gerações e, para garantir a durabilidade, é preciso ter alguns cuidados importantes. Veja quais são eles.

Proteja-os de altas temperaturas

O sol e o calor fazem com que a madeira encolha por ressecamento. Por isso, é essencial ter cuidado ao colocar o móvel perto de janelas e locais quentes e, até mesmo, ao deixar recipientes quentes sobre ele.

Não os coloque em ambientes úmidos

Algumas madeiras são resistentes à umidade, mas a maioria é afetada quando o ambiente está muito úmido ou molhado. Ao contrário do que faz o calor, que seca e encolhe a madeira, a umidade tende a fazê-la inchar, causando deformação no móvel.

Use os produtos certos

O melhor produto para limpar móveis de madeira é a cera em pasta. Para garantir que o seu móvel fique em perfeitas condições por muitos anos, essa limpeza deve ser semanal. Também é importante não usar nenhum produto que contenha amônia na fórmula. Em longo prazo, essa substância tira o brilho e a cor, além de causar a deterioração da madeira.

O universo dessa matéria-prima é muito vasto e cada tipo tem a sua peculiaridade, mas, por mais diversos que sejam, o cuidado sempre reflete na durabilidade dos móveis de madeira. Depois dessas dicas, ficou mais simples decidir o material dos móveis que você quer e ainda mais fácil cuidar deles para que fiquem bonitos por muitos anos.

Gostou deste artigo? Então, siga-nos no Facebook e Instagram e se inscreva no nosso canal no YouTube!