Confira como decorar um apartamento conceito aberto

Com cada vez mais espaço entre arquitetos, designers e engenheiros, o apartamento conceito aberto é uma tendência que veio para ficar. Embora sejam cada vez mais numerosos, decorá-los não é tarefa fácil. Para manter o ar moderno e diferenciado desses imóveis, é preciso observar cada detalhe e prestar atenção no seu estilo e nas possibilidades que o espaço oferece.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos uma série de dicas que vão facilitar sua vida na hora de dividir os ambientes, escolher os móveis e arrumar tudo no seu lugar. Entre os assuntos abordados aqui estão a harmonia entre os espaços, a utilização de móveis e tapetes para dividir os ambientes e a importância de manter a livre circulação no apartamento. Confira abaixo tudo que preparamos para você!

O que é um conceito aberto?

Apartamentos conceito aberto são aqueles em que não há paredes dividindo os ambientes. Ao invés disso, as divisões são feitas com móveis, tapetes ou outras formas criativas que encontrar. Embora a descrição possa parecer estranha, esse tipo de decoração permite utilizar melhor a área construída, valorizando a harmonia e a comunicação entre os ambientes.

As construções sem parede interna surgem em Nova Iorque entre os anos 1960 e 1970, quando antigos galpões passam a ser usados como moradia. No Brasil, porém, sua chegada é mais recente, remetendo aos anos 1990. Nessa época, com a expansão das TVs a cabo e dos programas de decoração que, por vezes, mostravam espaços como esse, acabamos por importar o estilo.

Quais as vantagens de um apartamento conceito aberto?

O conceito aberto traz uma série de vantagens. Uma das principais é o convívio social. Seja no dia a dia ou para receber amigos e família, a dinâmica que se estabelece nesses ambientes é muito diferente daquela a que estamos acostumados. Todos podem se falar e ver o que está acontecendo nos outros cômodos. Outro ponto positivo é a iluminação natural, que pode ser aproveitada no apartamento todo.

Como decorar esses espaços?

Uma vez que não há divisão entre os ambientes, muitas pessoas têm dificuldade na hora de decorar esses imóveis. Escolher móveis que combinem com todos os ambientes pode ser um verdadeiro desafio. Mas, temos dicas para te ajudar.

1. Priorize a harmonia entre os espaços
Lembre-se que a decoração deve sempre conversar entre si. Isso não significa que todas as cores precisam ser exatamente iguais. Busque estilos complementares cujos detalhes podem ser diferentes.

2. Use móveis e tapetes para dividir os ambientes
Para criar a sensação de ambientes diferentes, duas possibilidades são possíveis. A primeira é utilizar os móveis para demarcar essa mudança. Não deixe os móveis encostados na parede. Eles são peça chave para harmonizar o apartamento. As poltronas, por exemplo, demarcam a sala, enquanto um aparador pode ser usado para delimitar a sala de jantar e uma ilha demonstra até onde vai a cozinha. Os tapetes também ajudam, já que o piso de conceitos abertos costumam ser o mesmo no imóvel todo. Caso tenha um apartamento pequeno, opte por tapetes de cores claras para ter a sensação de mais espaço.

3. É preciso circular livremente
Ainda que haja dinamismo num apartamento conceito aberto, é importante garantir que se possa circular de modo natural entre todos os ambientes. Portanto, não use móveis para impedir a passagem. Para deixar tudo ainda mais confortável, busque um projeto onde seja possível integrar a varanda ao interior da moradia.

Com este artigo, você pôde entender o que é um apartamento conceito aberto, as vantagens que ele possui e como decorá-lo. Lembrando que, mesmo sendo considerado um projeto moderno, a decoração correta é imprescindível para manter o estilo.

Se você achou essas dicas úteis, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam se inspirar!