Confira como escolher o material para móveis planejados

O mobiliário de uma casa dizem muito sobre o dono do imóvel. Por isso, escolher adequadamente o material para os móveis planejados é bastante importante, visto que eles vão fazer parte da residência por diversos anos. Sendo assim, é essencial saber a diferença entre cada tipo de madeira que pode ser usada e aquela que se adequa melhor às suas necessidades. Com as informações que vamos passar neste artigo, você vai poder ficar mais tranquilo na hora dessa decisão.

Além dos materiais, vamos descrever o que levar em consideração na hora de escolhê-los, e as vantagens que os móveis planejados da Inusittá oferecem. Ficou curioso? Então confira abaixo!

Que tipo de material posso encontrar no mercado?

Antes de instalar os móveis planejados, você precisa entender quais materiais você tem disponíveis, não é mesmo? Os mais comuns de encontrarmos são o compensado, o MDF, o MDP e o OSB.

Feito de madeira seca unida por colagem, o compensado pode ser utilizado em áreas como banheiros e bancadas de cozinha, bem como em prateleiras, armários e revestimentos. Entre suas principais características estão a resistência às rachaduras e à torção.

O MDF, por sua vez, é uma composição de baixa densidade, muito usada em designs curvos e formas circulares. Ademais, o material permite cortes em todos os sentidos, o que o torna equivalente à madeira. Entre suas vantagens estão a possibilidade de receber qualquer revestimento e a resistência às altas temperaturas.

Aplicado na fabricação de móveis com linhas retas, o MDP é hoje o painel de madeira mais vendido no mundo. Seus pontos positivos são o baixo custo, a resistência ao peso e à fixação de parafusos. Devido às suas características, recomenda-se esse tipo de material em portas, prateleiras, divisórias, bases e gavetas.

Por fim, temos o OSB. Ele é feito de resina e diversas camadas de madeira reflorestada prensada. É utilizado principalmente por quem se preocupa com a ecologia, a sustentabilidade e o meio ambiente. Suas vantagens são a durabilidade, a consistência uniforme, o isolamento termoacústico e a resistência, inclusive ao fogo.

Como escolher qual material comprar?

Agora que você já conhece os diferentes materiais e suas características, é hora de escolher aquele que vai comprar. Para isso, o primeiro passo é pensar em suas necessidades. Se os móveis planejados que pretende montar têm um design mais arrojado e com curvas, a escolha lógica é optar pelo MDF. Por outro lado, se você vai colocar peso demais sobre os móveis, provavelmente o MDP vai ser a melhor opção.

Outro fator que não pode ser deixado de lado é o custo envolvido. Antes de decidir, pesquise pela composição que melhor alinhe preço e qualidade.

Com todas essas informações e dicas, você já está pronto para definir o material para móveis planejados que melhor vai atender suas expectativas e necessidades.

Ainda assim, se tiver ficado alguma dúvida, entre em contato com a Inusittá Ambientes Planejados. Com materiais selecionados de fornecedores nacionais e internacionais, temos um forte compromisso com a qualidade e a durabilidade de todos os produtos que comercializamos.