Confira o que é decoração retrô e como usá-la dentro de casa

Quando falamos sobre decoração de imóveis, o retrô é uma das tendências atuais. Muitas vezes, o estilo é confundido com o vintage, mas não se trata do mesmo conceito. O vintage utiliza objetos que realmente fizeram parte do passado para a decoração, com peças originais, restauradas ou não. Já a decoração retrô tem como inspiração as décadas anteriores, como os anos 50, 60, ou até mesmo os marcantes anos 20.

Portanto, a palavra retrô tem relação aos tempos passados. A partir dessa inspiração, os elementos que eram comuns naquelas épocas são trazidos para a decoração atual, por meio de estampas, cores e objetos. É uma tendência que trabalha com a mistura de materiais, texturas e tons, além do geométrico, dependendo da inspiração. Esse tipo de decoração é bastante atemporal, logo, é comum vê-la entre as tendências. Este post aborda justamente como fazer as aplicações. Confira!

O que é decoração retrô?

A decoração retrô é um estilo que tem o objetivo de fazer uma releitura de décadas passadas. Por exemplo, dos anos 50 aos 80 são as mais comuns, mas nada impede que você utilize elementos até anteriores a esses. O olhar diferente faz com que esses elementos se modernizem, tornando-se pontos de destaque nos cômodos atuais.

• Padrões Geométricos
As características desse tipo de decoração são as cores, geralmente tons mais fortes e texturas que geram contraste. Um elemento muito frequente nesse estilo são os padrões geométricos. Eles têm o poder de construir elementos visuais de destaque utilizando formas abstratas.

A aplicação pode estar presente nos revestimentos, estofados, acessórios e tapetes. Essa é uma ótima forma de fazer uma releitura dos anos 70.

• Floral
Também é comum encontrar estampas florais, gerando um clima delicado e romântico no ambiente. Elas podem ser usadas em tons pastéis ou mais coloridos.

• Tonalidades vibrantes
Os tons vibrantes, inspirados nos anos 80, são elementos modernos e bem utilizados na decoração retrô. As cores mais aplicadas são vermelho, azul, amarelo e laranja, combinados com o clássico preto e branco.

Como aplicar o estilo retrô à decoração?

Agora que já sabemos o que é o retrô e suas características, é importante pensarmos como aplicá-lo à decoração. Em um primeiro momento, é valido lembrar que não é necessária a utilização na casa inteira. Trazendo somente alguns elementos ou um cômodo destinado a esse estilo, é possível proporcionar um aspecto moderno e sofisticado ao ambiente.

• Deixar os tons mais sóbrios para os revestimentos
A primeira dica é deixar os tons mais sóbrios para os revestimentos. Isso vai possibilitar mudar o local facilmente, alterando as cores dos elementos adicionais que combinam com o ambiente.

• Colocar acessórios retrô
O aspecto da decoração retrô pode ser gerado por meio de acessórios. Uma recomendação importante é colocar isso em prática de acordo com o cômodo, por exemplo:

• Quartos e sala
Para esses ambientes, é possível aplicar as cores e estampas em almofadas, cortinas e roupas de cama.

• Cozinha
Uma boa escolha é colocar papéis de parede com os elementos, placas decorativas e deixar utensílios da cozinha à mostra, como panelas coloridas e talheres.

Também podem ser colocados itens geométricos, por meio de quadros e objetos com essa estampa, além de misturar componentes retrôs com outros mais modernos.

Assim, todas essas opções são soluções elegantes e modernas para utilizar a decoração retrô e seguir as tendências. Essa é uma decoração que não sai de moda, uma ótima maneira de resgatar elementos de décadas anteriores, gerando um ambiente nostálgico, confortável e elegante.

Seja com cores, geometria ou floral, o estilo retrô pode ser adotado nos cômodos de forma fácil, apenas com a aplicação de alguns acessórios que seguem a proposta.

Gostou deste conteúdo? Então siga nossa página no Instagram, Facebook e LinkedIn!