Conheça aqui os 7 principais estilos de decoração

Escolher o estilo de decoração de uma casa é fazer do lar um lugar aconchegante e que transmite a personalidade dos moradores. Nesse sentido, as tendências de décor estão cada vez mais encantadoras — incluindo desde ideias modernas até pegadas mais clássicas — que podem ser compatíveis com a rotina e com a preferência de várias famílias.

Os seus clientes vêm adiando aquela tão sonhada reforma há tempos por ainda não haver uma decisão tomada quanto ao estilo de decoração que será seguido? Então, que tal você aproveitar para ficar por dentro daqueles que estão em alta nos últimos tempos e ter a chance de orientá-los, entregando uma experiência de compra de excelência?

A seguir, vamos abordar as tendências de decoração que estão se destacando atualmente e os estilos mais escolhidos por quem deseja combinar conforto e beleza, investindo em cômodos mais aconchegantes e cheios de personalidade. Continue a leitura e domine o tema, tornando a sua revenda uma referência no segmento!

Os estilos de decoração em alta

Para decorações com uma vibe mais "clean" e em tons neutros — bastante procuradas hoje em dia —, nada melhor do que apostar em combinações de móveis planejados, sabia?! Inclusive, essa é a grande pedida para este ano.

Se os seus clientes estão programando a reforma da própria casa, provavelmente já estão se perguntando quais são as decorações que mais combinam com a sua maneira de ser. Então, nos tópicos a seguir, vamos elencar os estilos de décor mais utilizados e que são verdadeiras tendências para o momento presente, ajudando-o a oferecer um "norte" ao seu público. Veja!

1. Estilo clássico

O estilo clássico pode ser observado pelos detalhes cheios de requinte e de elegância da decoração, que é inspirada na arquitetura greco-romana. Geralmente, o visual combina móveis amadeirados e estofamentos claros, dando a impressão de que o ambiente é mais amplo e bem mais iluminado.

Um ponto superinteressante a ser destacado é que o estilo de decoração clássico remete a uma sociedade que vivia em uma época na qual os objetos representavam posses. Portanto, nesse contexto, a presença da cor dourada, por exemplo, era sinônimo de alto poder aquisitivo.

2. Estilo retrô

A decoração no estilo retrô é inspirada em móveis novos com designs antigos. As cores empregadas, usualmente, são mais vibrantes e intensas e combinam com mobiliários de madeira que têm características particulares, como é o caso das mobílias com pés de palito — muito utilizadas entre os anos 50 e 80.

Embora o visual se assemelhe bastante ao estilo de decoração vintage, a grande diferença está justamente no fato de que os móveis usados para trazer essa pegada mais retrô aos ambientes não são realmente antigos e provenientes das gerações anteriores. Ou seja, na verdade, o que acontece é uma espécie de "releitura". Bacana, né?!

3. Estilo minimalista

O estilo de decoração minimalista é mais clean, sem muitos exageros. Aliás, há a predominância de móveis de madeira e de cores neutras e sóbrias.

A pegada transmite um ar harmônico e de serenidade, trazendo aconchego e sofisticação ao ambiente. A disposição dos mobiliários também influencia o estilo escolhido e, em locais pequenos, o minimalismo favorece bastante o equilíbrio entre as cores, os móveis e a iluminação.

4. Estilo moderno

Esse estilo de decoração é adaptável a diferentes ambientes e preferências variadas e pode ser aproveitado de maneira inspiradora para a composição de um espaço bem acolhedor e cheio de vitalidade. As suas características mais marcantes são a simplicidade e a praticidade.

Por isso, os acessórios decorativos usados no visual mais moderno apresentam tais aspectos. As mobílias, por exemplo, são baixas e têm detalhes amadeirados, com predominância das linhas retas. A iluminação natural também combina com essa decoração, deixando o lugar muito mais agradável.

5. Estilo rústico

O visual rústico é mais um estilo de decoração atemporal e que — pode-se dizer — segue uma pegada oposta ao anterior. Por vezes, confundindo-se com o décor colonial, o estilo rústico traz aos cômodos aquela atmosfera altamente aconchegante do campo, e os elementos que compõem os espaços são mais naturais e simples.

Inclusive, uma curiosidade em relação ao estilo rústico envolve o fato de que a decoração é fortemente baseada na ornamentação das colônias antigas dos países europeus. À época, os imigrantes buscaram levar o conforto e a sofisticação para as suas propriedades.

A naturalidade marcante do estilo de decoração rústico torna a madeira uma verdadeira protagonista. Contudo, vale dizer que o aço e as pedras a acompanham em um "match" perfeito!

6. Estilo industrial

O estilo de decoração industrial ainda faz bastante sucesso — especialmente entre as pessoas que buscam fugir daquela pegada mais contemporânea e "clean", mas sem necessariamente deixar o visual moderninho de lado. Nos cômodos, normalmente, vemos vigas aparentes e tubulações expostas, e a madeira, o concreto e o metal predominam.

A proposta é criar um espaço que transmita uma atmosfera de galpão ou de armazém. Além do pé direito mais alto, outras características bastante presentes são as cores sóbrias e neutras, como cinza e marrom; luminárias em alumínio ou em cobre e paredes revestidas de cimento queimado (ou até com os tijolos à vista).

7. Estilo maximalista

Já abordamos o estilo de decoração minimalista, o que torna válido dedicar uma seção ao seu "oposto": o estilo maximalista. Nessa pegada, fugindo do "clean", a proposta é seguir a ideia daquela máxima popular que afirma que "quanto mais, melhor".

As principais características incluem:

a liberdade criativa — que é muito notória tanto na ousadia das tonalidades predominantes nos cômodos quanto na escolha dos itens decorativos e na seleção de texturas diferenciadas;
a combinação de estilos de decoração distintos — no maximalismo, a aposta na mistura de tendências inerentes a estilos variados é extremamente bem-vinda, com a agregação de ornamentos e detalhes ligados, por exemplo, aos visuais retrô, moderno etc.;
a transmissão da personalidade dos moradores — outra peculiaridade incrível do estilo de decoração maximalista é o fato de que todos os cômodos se tornam únicos, já que traduzem exatamente as preferências e o estilo de vida dos moradores.
No entanto, um aspecto-chave que se deve ter em mente é que o visual maximalista está longe de ser uma "bagunça".

Na verdade, o estilo é perfeitamente traduzido como uma "diversidade harmônica". Inclusive, uma excelente pedida é complementar as cores utilizadas — sejam tonalidades diferentes e vivas, sejam tons mais neutros (como preto e branco) — com mobiliários marcantes. Portanto, vale a pena investir em padrões e texturas variadas.

E então? Você já está se sentindo confiante para orientar os seus clientes quanto às tendências e às peculiaridades de cada estilo de decoração possível? O domínio das infinitas possibilidades e a chance de nortear o seu público-alvo rumo a boas (e harmônicas) escolhas para o décor do lar tendem a torná-lo uma autoridade no seu segmento de atuação, o que tem o potencial de destacar a sua revenda perante a concorrência.

A leitura foi produtiva? Aproveite o espaço dos comentários para mencionar outros estilos de decoração que vêm se popularizando e contribua para tornar o post ainda mais informativo. Vamos lá!