Conheça as 8 melhores estratégias para aumentar suas vendas
Pouco importa se estamos em crise ou se a economia vai bem. O fato é que há sempre a possibilidade de melhorar os resultados da sua loja ou negócio. Para isso, porém, é necessário traçar boas estratégias para aumentar vendas, ficar de olho nas tendências do ramo em que atua e ter dedicação para conseguir resultados. Neste artigo, traremos as principais dicas para que você consiga crescer suas vendas e elevar o lucro.
Entre os exemplos que traremos estão a melhora no atendimento ao cliente, a identificação e a avaliação da concorrência, as parcerias estratégicas e a segmentação do público-alvo. Tem interesse em saber como implementar essas mudanças? Confira abaixo!
1. Faça seu cliente se sentir especial
Com certeza, você deve achar seus clientes especiais. Mas é preciso que isso fique claro para eles. Pequenas ações, como um bom atendimento pós-venda, podem ser um primeiro passo. Faça com que os seus colaboradores estejam habituados a ligar para quem fez uma compra na sua loja.
Nessa ligação, é importante se disponibilizar para tirar dúvidas e resolver pequenos problemas que possam aparecer. Agindo assim, as chances de fidelizar o seu cliente aumentam muito! Não é à toa que essa é uma das melhores estratégias para aumentar vendas.
Para ter laços estreitos com quem compra de você, envie e-mails em datas comemorativas e tenha sempre à mão um histórico de relacionamento dessas pessoas com a sua empresa. Não se esqueça de investir no treinamento do seu pessoal para que eles estejam sempre motivados e inteirados das novidades e facilidades que você oferece.
2. Saiba quem são seus concorrentes
Você pode estar se perguntando: por que conhecer os seus concorrentes pode elevar as vendas? A resposta é mais simples do que parece. Ao saber quem eles são e como trabalham, fica mais fácil oferecer um serviço diferenciado. Em outras palavras, o que você precisa fazer é entender como outras empresas ou lojas do mesmo ramo de atividade atuam.
Em seguida, identifique os pontos fracos que esses estabelecimentos apresentam. Por fim, trabalhe para que você faça isso melhor que eles. É uma oportunidade para entregar diferenciais que ainda não estão disponíveis ao público.
Outra vantagem em conhecer bem a sua concorrência é estar por dentro dos preços praticados. Com essa informação em mãos, você conseguirá fazer promoções que atraem mais compradores. Depois, é só oferecer um bom atendimento que o aumento nas vendas será garantido!
3. Tenha parceiros que te ajudam a crescer
O trabalho colaborativo sempre terá destaque entre as estratégias para aumentar as vendas. Aliás, não são raros os casos de parceria entre grandes empresas e, se isso funciona para elas, também será efetivo no seu negócio.
Sendo assim, procure por parceiros que possam atingir mais pessoas e conquistar novos clientes. Uma das formas de realizar essa colaboração é por meio de comarketing. Com ele, você e o seu parceiro realizam ações conjuntas e partilham os resultados alcançados.
Outra forma de firmar essa cooperação é trocar experiências sobre a operação e a administração dos negócios. As dicas que você receberá podem fazer toda a diferença na hora de expandir o número de clientes. Isso também pode te ajudar a encontrar soluções que jamais seriam percebidas por conta própria.
4. Estude quem é o seu público-alvo
Ter muito bem definido o seu público-alvo pode ajudar de várias maneiras. Logo de início, isso auxilia a realizar campanhas publicitárias mais eficazes, mas essa segmentação deve ser feita para cada produto ou serviço que o seu negócio oferece.
Tentar vender soluções altamente tecnológicas para pessoas que não fazem uso delas, por exemplo, diminuirá suas chances de crescimento. É por isso que compreender os perfis que buscam aquilo que você tem é tão importante — e cada vez mais necessário em um mercado tão concorrido.
Na hora do atendimento, saber com qual público você está lidando eleva as possibilidades de fechar negócio. Para isso, seus colaboradores precisam estar bem treinados e cientes sobre as melhores estratégias para aumentar vendas, o que inclui diferentes abordagens.
5. Analise os processos comerciais
Esse exercício deve ser feito com certa periodicidade, ou seja, acontecer na medida em que o negócio cresce e se desenvolve. Ele consiste em analisar diferentes atividades da empresa para identificar possíveis pontos de melhoria em processos que possam estar com um desempenho abaixo do esperado.
É crucial dar a devida atenção a cada etapa, desde o atendimento ao público que chega à loja (física ou online) até a gestão do estoque. Se possível, mantenha um registro dos períodos de análise para gerar um histórico preciso sobre a evolução do negócio. O objetivo deve estar no aprimoramento constante das ações tomadas em prol da satisfação do cliente e, claro, de sua equipe.
6. Defina uma estratégia de preços
Essa prática é de extrema importância para todo tipo de negócio porque ela afeta a percepção de valor por parte dos clientes e, também, a posição da empresa no mercado. Para elaborar a sua, você precisa considerar uma série de fatores, como as demandas do público, os custos da loja, as operações da concorrência e os objetivos financeiros.
Com uma estratégia para aumentar vendas baseada em um preço adequado, é possível maximizar os lucros e manter a competitividade em diferentes períodos. A sua marca também acaba ficando mais consistente e, aos poucos, vai tornando-se referência no segmento de atuação.
7. Varie as formas de pagamento
As pessoas andam cada vez mais exigentes quanto às facilidades proporcionadas pelas empresas que prestam serviços e desenvolvem produtos. Isso engloba a praticidade para obter as soluções que elas desejam, independentemente de ser uma compra física ou virtual.
Nesse sentido, é muito importante que o seu negócio trabalhe com diversas formas de pagamento para favorecer a todos os perfis de clientes. Inclua tanto as opções mais tradicionais, como dinheiro, boleto e cartão de crédito, quanto métodos modernos, a exemplo do PIX. Essa variedade evitará bloqueios na hora de fechar o carrinho online ou apertar a mão do vendedor.
8. Capriche no pós-vendas
Muitas empresas investem pesado em práticas para atrair consumidores e fechar vendas, mas se esquecem de cuidar da relação que acontece após cada compra. Você não pode cometer esse erro se quiser crescer e construir uma imagem positiva perante o público.
É preciso demonstrar interesse na percepção das pessoas e comprometimento com a experiência de qualidade em todas as etapas. Para isso, ofereça suporte ao cliente com o mesmo nível de cuidado entregue no primeiro contato. Um bom pós-vendas deve combinar agilidade nos retornos, comunicação transparente e coleta de feedbacks.
Por fim, para descobrir se todos os esforços têm dado resultado, é preciso medi-los. Vários indicadores podem ser usados para analisar suas estratégias para aumentar vendas, como as receitas, a retenção de clientes ou o custo das mercadorias. Caso algum item não esteja se desenvolvendo o suficiente, é necessário repensar as ações e implementar novas.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco pelo site!