Conheça o estilo clássico de decoração e como guiar seus clientes

O estilo clássico de decoração é um dos mais populares no universo do design e nunca sai de moda. Ele abrange traços artísticos de séculos passados — como os imperiais greco-romanos, reais, rococó e barroco —, interpretados com um toque contemporâneo.

Ele é caracterizado pelo luxo e riqueza nos detalhes. Os materiais mais usados são a madeira em tonalidades escuras, assim como o veludo e o mármore para passar sofisticação.

Quer entender melhor essa tendência? Confira as informações que reunimos para você, neste post!

Quais tipos de móveis são considerados clássicos?

É quase impossível olhar um móvel clássico e não perceber sua elegância. Esse tipo de mobiliário tem muitos detalhes, principalmente nos formatos e acabamentos das peças feitas de madeira.

Mesas, cadeiras, armários e poltronas geralmente apresentam ornamentos e formas que remetem à decoração imperial. Espelhos, molduras, cristais, quadros e vasos compostos de metal dourado, bronze, mármore ou pedra são itens fundamentais na decoração de um ambiente com estilo clássico.

Os estofados são lisos ou trabalhados com botonê e capitonê, técnicas muito utilizadas no século XIX que consistem em costurar botões e fios grossos para criar diferentes tipos de relevo na peça.

O jacquard, veludo e moiré são os materiais mais abundantes nos estofados e cortinas. Já os tapetes clássicos são sempre espessos e convidativos, geralmente com estampas sofisticadas, franjas ou pelos.

Cadeiras, poltronas, cabeceiras de cama, pufes e bancos podem se valer das técnicas e tecidos com estilo clássico de decoração. As cores transitam entre tons de marrom, ouro, bege e branco. Porém, o clássico moderno permite a utilização de uma gama de cores diferentes.

Além do design, as matérias-primas dos móveis clássicos devem ser de ótima qualidade. O que concede toda a luxuosidade do estilo são os tecidos bons, a madeira de procedência, e os detalhes e acabamentos de primeira linha.

Por que é importante conhecer sobre os estilos de decoração?

As preferências do cliente vão guiar você para oferecer o que mais tenha a ver com ele. Por exemplo, se uma pessoa com perfil clássico chega ao seu estabelecimento, e você começa a mostrar diversos móveis no estilo industrial, ela provavelmente não vai fechar negócio na sua loja.

Mas se conhecer o estilo, conseguirá acertar no gosto do cliente sem que ele precise falar muito. Assim, você pode orientá-lo durante a compra, apresentando várias alternativas da mesma vertente. Ele vai sentir que pode ter as necessidades supridas no seu estabelecimento, pois você entende as preferências e tem o que ele procura.

Como encontrar móveis com estilo clássico de decoração?

Já que a mobília rica em detalhes não é muito comum nas lojas e fábricas de móveis convencionais, que tal apostar no planejado?

Os móveis planejados podem atender a todas as exigências dos clientes, como tamanho, cor, design, textura, altura e tecido.

Como aplicar o estilo clássico na decoração?

A seguir, selecionamos algumas das principais dicas para que você possa aplicar o estilo clássico de decoração. Confira!

Considere a harmonia dos móveis
Como vimos, o ideal é apostar em móveis planejados para aplicar o estilo clássico de decoração. Porém, mesmo optando por uma empresa que fará as peças conforme o solicitado, o ideal é que haja harmonia entre elas.

Também é importante que o móvel esteja de acordo com o ambiente. Ou seja, não basta apenas pensar naqueles que seriam mais adequados para o estilo de decoração, como também optar por adequá-los conforme o espaço. Não é porque a decoração é clássica, que não precisa estar atento com a funcionalidade.

Além disso, é preciso levar em consideração que um dos principais componentes para esse tipo de decoração é a madeira nobre. Afinal, é interessante que tanto os puxadores quanto os pés tenham mais requinte, preferencialmente com detalhes em outras cores, como o dourado.

Por fim, o ideal é que esse estilo de decoração seja pensado para espaços naturalmente mais amplos e altos. Como vimos, eles são imponentes — se o espaço for reduzido, não vai ficar bem alocado, o que prejudicaria o resultado.

Misture os tecidos
Uma outra dica que pode ser implementada para o estilo clássico de decoração é a mistura de tecidos. Os mais utilizados são brocado, seda e veludo. Quanto à estampa, também é possível apostar em tecidos mais florais.

Já para as cortinas, o ideal é utilizar materiais mais pesados, normalmente em varões de madeira. A escolha dos tapetes também deve ser estratégica: para esse tipo de decoração, eles devem ser combinados com cores já utilizadas no espaço.

Pense na iluminação
Independentemente de qual seja o estilo de decoração, a iluminação deve ser muito bem pensada. Ela contribui para trazer mais conforto visual e tem um papel importante no conforto térmico, além de ter um impacto direto no bem-estar dos moradores.

Na decoração clássica, não é diferente. Porém, nesse aspecto, ela contribui para que o espaço tenha um requinte a mais. Os lustres exercem um papel fundamental, utilizados, especialmente, em ambientes como as salas de jantares e de estar. Abajures e pendentes também são complementos de design clássico.

Não se esqueça das cores
Assim como em qualquer estilo de decoração, independentemente de qual seja o escolhido, as cores também devem ser pensadas com cuidado.

O ideal é que se aposte em algo mais clean — ou seja, não é indicado que haja o uso de tons com contraste ou que sejam muito chamativos. Caso contrário, não será algo clássico, e sim uma mescla de diferentes estilos.

Há, basicamente, três tons que mais se destacam: os metalizados (prata, bronze e dourado), o marrom da mobília e o branco — que também pode ser substituído por bege ou creme.

Agora que você já sabe como é o estilo clássico de decoração, ficou mais simples entender o que o seu cliente com esse perfil está procurando.

O clássico pode se misturar com o moderno e contemporâneo, sem perder o charme. Então, invista nas combinações!

Como vimos, também é essencial que você aposte em móveis personalizados, uma vez que conseguirá adaptá-los de acordo com o ambiente, além de contribuir de forma direta para que os detalhes clássicos estejam presentes em todo o mobiliário.

Se você gostou destas dicas e deseja ficar por dentro de outros materiais como este, curta a nossa página no Facebook!