Decoração estilo escandinavo: saiba como fazer!

Sinônimo de versatilidade e simplicidade, a decoração estilo escandinavo traz beleza de maneira harmoniosa para o lar. É uma temática com ar “clean” e minimalista que pode ser adotada de acordo com a personalidade de cada um. Preferida por muitos designers e arquitetos, é impossível não se apaixonar pelo seu estilo.

Por essa razão, no post de hoje vamos abordar sobre esta temática que faz muito sucesso por ser simples e discreta, porém marcante. Entenda como ela surgiu, suas principais características e como utilizar o estilo escandinavo na decoração alinhada com as tendências 2022. Boa leitura!

Decoração estilo escandinavo: o que é?

A temática escandinava é pautada pelo conceito minimalista: possui paleta de cores neutras, paredes brancas e móveis com linhas retas de maneira simplista. A sua combinação é composta por elementos clássicos e elegantes que valorizam detalhes em madeira a qual pode estar presente em estruturas, móveis, mesas, camas, poltronas e armários.

Como o próprio nome sugere, teve origem na Escandinávia (uma região geográfica marcada pela neve e frio), mais precisamente nas localidades entre os países Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. A principal essência desta decoração, além da simplicidade, é a sensação aconchegante proporcionada pela combinação de colchas, mantas e tapetes com tecido natural.

Além disso, a principal filosofia do estilo escandinavo é valorizar o ambiente e ter o essencial. Inclusive, conheça as principais características desta decoração no próximo tópico.

Quais principais características da decoração escandinava?

Como falamos anteriormente, a temática escandinava proporciona um estilo leve, com muita simplicidade e sensação de conforto. Cada detalhe é pensado estrategicamente para proporcionar um cenário inspirador, combinação perfeita com plantas penduradas, luminárias modernas e quadros em tons contrastantes.

Entretanto, atente-se ao padrão do estilo escandinavo para se ter um ambiente “clean” e ao mesmo tempo aconchegante. O conforto é proporcionado no uso de mantas com tecidos volumosos e naturais, afinal, a ideia é trazer aquele estilo rústico marcante da Europa. Veja quais são as principais características desta decoração:

branco é a cor predominante;
apresenta paleta de cores neutras como o bege;
móveis e itens decorativos em madeira para proporcionar o estilo rústico;
plantas de cores vivas para quebrar o tom de cor frio do ambiente;
para efeito “clean”, os cômodos devem ser espaçosos e arejados.

Como utilizar o estilo escandinavo na decoração?

Para que a decoração estilo escandinavo seja um sucesso, é preciso acompanhar algumas dicas no projeto, seja para o ambiente de trabalho ou seu lar. Primeiramente, valorize os ambientes claros, mas sem se livrar das cores. Afinal, não é interessante termos um cômodo totalmente branco sem detalhes.

Para isso, você pode utilizar tonalidades como detalhes, porém, lembre-se que elas são coadjuvantes e a decoração escandinava é uma estética que elimina excessos. Deixe o cômodo com um toque de delicadeza com tons de cores como amarelo, azul claro, rosa, padrão menta para o ambiente leve e despojado. A escolha dependerá do seu estilo.

Outro ponto importante é valorizar a funcionalidade dos móveis sem fugir da estética, ou seja, o ideal é prevalecer estofados harmoniosos com design de linhas retas e definidas para trazer um aspecto ergonômico ao ambiente. A essência da decoração é valorizar o espaço com simetria. Além disso, não abuse da iluminação e use itens discretos como uma torre de tomadas nas áreas como a cozinha, por exemplo.

Uma decoração estilo escandinavo é um toque de classe, charme e simplicidade. É impossível não sentir-se bem no ambiente. Para quem ama um lar discreto e original, essa opção será perfeita.

O que você achou da decoração escandinava? Pensa em adotá-la para futuros projetos? Então já deixamos uma dica: assine nossa newsletter e acompanhe as novidades, para implementar seu estilo com os móveis planejados e muito mais!