Conheça o estilo clássico de decoração e como guiar seus clientes

O estilo clássico de decoração é um dos mais populares no universo do design e nunca sai de moda. Ele abrange traços artísticos de séculos passados, como os imperiais greco-romanos, reais, rococó e barroco, interpretados com um toque contemporâneo.

Ele é caracterizado pelo luxo e riqueza nos detalhes. Os materiais mais usados são a madeira em tonalidades escuras e o veludo e o mármore para passar sofisticação. Quer entender melhor essa tendência? Confira as informações que reunimos para você!

Que tipos de móveis são considerados clássicos?

É quase impossível olhar um móvel clássico e não perceber sua elegância. Esse tipo de mobiliário tem muitos detalhes, principalmente nos formatos e acabamentos das peças feitas de madeira.

As mesas, cadeiras, armários e poltronas geralmente apresentam ornamentos e formas que remetem à decoração imperial. Espelhos, molduras, cristais, quadros e vasos compostos de metal dourado, bronze, mármore ou pedra são itens fundamentais na decoração de um ambiente com estilo clássico.

Os estofados são lisos ou trabalhados com botonê e capitonê, técnicas muito utilizadas no século XIX que consistem em costurar botões e fios grossos para criar diferentes tipos de relevo na peça.

O jacquard, veludo e moiré são os materiais mais abundantes nos estofados e cortinas. Já os tapetes clássicos são sempre espessos e convidativos, geralmente com estampas sofisticadas, franjas ou pelos.

Cadeiras, poltronas, cabeceiras de cama, pufes e bancos podem se valer das técnicas e tecidos com estilo clássico de decoração. As cores transitam entre tons de marrom, ouro, bege e branco. Porém, o clássico moderno permite a utilização de uma gama de cores diferentes.

Além do design, as matérias-primas dos móveis clássicos devem ser de ótima qualidade. O que concede toda luxuosidade do estilo são os tecidos bons, a madeira de procedência e os detalhes e acabamentos de primeira linha.

Por que é importante conhecer sobre os estilos de decoração?

As preferências do cliente vão guiar você para oferecer o que mais tenha a ver com ele. Por exemplo, se uma pessoa com perfil clássico chega ao seu estabelecimento, e você começa a mostrar diversos móveis no estilo industrial, ela provavelmente não vai fechar negócio na sua loja.

Mas se conhecer o estilo, conseguirá acertar no gosto do cliente sem que ele precise falar muito. Assim, você pode orientá-lo durante a compra, apresentando várias alternativas da mesma vertente. Ele vai sentir que pode ter as necessidades supridas no seu estabelecimento, pois você entende as preferências e tem o que ele procura.

Como encontrar móveis com estilo clássico de decoração?

Já que a mobília rica em detalhes não é muito comum nas lojas e fábricas de móveis convencionais, que tal apostar no planejado? Os móveis planejados podem atender a todas as exigências dos clientes, como tamanho, cor, design, textura, altura e tecido.

Agora que você já sabe como é o estilo clássico de decoração, ficou mais simples entender o que seu cliente com esse perfil está procurando. O clássico pode se misturar com o moderno e contemporâneo sem perder o charme, então invista nas combinações!

Gostou deste artigo e quer conhecer mais outros estilos de decoração? Assine a nossa newsletter!