DECORAÇÃO MONOCROMÁTICA: CONHEÇA MAIS SOBRE ESSA TENDÊNCIA

É possível criar efeitos únicos, trazer o predomínio da cor principal com sobreposição de tonalidades combinantes e revigorar o ambiente cheio de personalidade com um suave toque minimalista. Essa é a decoração monocromática, que está fazendo sucesso e sendo indicada para quem busca quebrar a monotonia com estilo e charme.

Além disso, essa ornamentação é bastante versátil, visto que pode ser simplista ou ousada e marcante. Ela é utilizada com qualquer cor do círculo cromático, proporcionando infinitas possibilidades. Trabalhar com apenas um tom tanto é uma opção interessante como proporciona um resultado incrível e valoriza móveis planejados e os destacam com originalidade.

Que tal conhecer esse movimento que valoriza seus futuros projetos? Saiba como adotá-la com as nossas dicas agora com as tendências 2024. Confira!

O que é decoração monocromática?

A combinação monocromática é realizada por meio de uma cor do círculo cromático e, a partir dele, são implementadas tonalidades que combinam com a principal, a fim de favorecer harmonia entre si. Essas cores variam do preto ou branco, sobrepondo tonalidades claras e escuras, como bege, cinza até as mais chamativas, como vermelho e laranja.

A escolha da decoração monocromática vai depender das preferências do proprietário da residência. No entanto, é importante planejar de forma minuciosa e sempre se atentar aos detalhes. Afinal, se a decoração fosse composta por apenas uma cor, ficaria cansativo aos olhos e causaria até estresse.

Portanto, a ideia é trabalhar com o conceito ton sur ton (tom sobre tom) e favorecer um efeito degradê suave e agradável. Por exemplo, caso no estilo monocromático a tonalidade principal seja o vermelho, você pode sobrepor tons como cereja, rosa, amaranto, etc. Sempre aposte nas transições de cores entre si para uma melhor combinação.

Quais são as principais características da decoração monocromática?

As principais características da decoração monocromática decorrem do uso das cores que nem sempre ficam bem se estiverem em um único espaço. O estilo permite combinar tons opacos e escuros com tonalidades claras e brilhantes desde que se complementem. Para isso, é importante conhecer a teoria das cores e algumas terminologias:

matiz: é o pigmento puro que você vê em uma cor, que pode ser primário, secundário ou terciário;
uso da base: cor principal ou ponto de partida a partir do qual todas as outras opções de cores são derivadas e pode ser usada nas paredes;
sombra: tom resultante quando o preto é adicionado para torná-lo mais escuro;
iluminação: resulta da adição do branco para tornar os tons mais claros;
intensidade: a cor cinza pode ser adicionada para reduzir a intensidade de outras cores.
É interessante optar por duas opções de cores que serão aplicadas como base, uma mais clara e outra mais escura que farão parte do design. Depois de definir as bases, é preciso definir variações dessa cor para usar como opções na escolha de acessórios, móveis e acabamentos. Certifique-se de optar por tonalidades que variem de intensidade, sombreamento e iluminação.

Como adotar a decoração monocromática?

Adotar o estilo monocromático no seu ambiente requer uma avaliação em relação a quais cores combinam. Dessa maneira, você também vai harmonizá-las com os móveis planejados e o espaço. Isso porque o segredo de uma decoração marcante é a combinação com os demais objetos do cômodo. Quer acertar nas cores monocromáticas? Veja as dicas a seguir.

Determine o estilo do ambiente
Este é o primeiro passo fundamental: para realizar uma combinação monocromática, é necessário definir as cores que mais agradam e valorizam o ambiente. Sendo assim, nada de escolher tonalidades escuras só porque você gostou da aplicação na casa de outra pessoa. Essa dica vale principalmente para o lar, pois o bem-estar deve ser a prioridade máxima.

Conheça as variações de cores
Após definir sua cor preferida, a variação de tonalidades é o segredo para um estilo monocromático charmoso. Quem ama azul não deve escolher as cores dos móveis, paredes e piso com a mesma tonalidade, inclusive o Azul-Lord, por exemplo. Aposte em um jogo de cores com tons mais claros e equilibre com os mais escuros nos detalhes.

Aplique relevos para sofisticação
Outro detalhe que é o toque de elegância à decoração monocromática é a adição de relevos para tornar o visual do ambiente mais sofisticado. Essa técnica é aplicada para evitar que a tonalidade fique cansativa aos nossos olhos. Um modelo muito utilizado são as cerâmicas 3D, que dão vida aos cenários.

O que é preciso evitar na decoração monocromática?

Uma das principais estratégias para fazer uma decoração monocromática é usar uma paleta neutra de tintas. No entanto, nem todos os neutros são iguais e uma boa dica é evitar o bege, que pode facilmente ficar turvo. Pode ser melhor investir em uma tonalidade mais cinza suave, que permite que as mobílias se destaquem.

Evite usar cores chocantes ou intrusivas nas paredes, mas lembre-se de que um cômodo com apenas quatro tons de cinza pode ser monótono e sem vida. Adicione um contraste sutil para energizar visualmente o espaço, e isso pode ser feito com um móvel ou acessório atrativo e vibrante, sem interferir na integridade do cenário.

Não aplique tinta lisa. As paredes precisam de um pouco de brilho para dar às superfícies a animação necessária e uma cor totalmente plana não reflete a luz. Use tons acetinados nos pisos, por exemplo, se aplicar pisos amadeirados na cozinha, evite acabamentos brilhantes. Tenha cuidado ao usar o branco puro em ambientes que já sejam iluminados.

Qual é o papel dos móveis na decoração monocromática?

Os móveis são essenciais para criar combinações clássicas ou versáteis. Eles ajudam a criar infinidade de looks interiores, que podem variar do chique ao moderno. A mobília certa é o segredo para dar aos espaços internos a aparência e o clima que você deseja criar, por exemplo, um santuário relaxante ou um cenário luxuoso.

Quando os móveis laqueados são utilizados com o objetivo de criar um look atraente, com a introdução de diferentes tonalidades, se tornam peças-chaves na decoração monocromática. As mobílias possibilitam inserir nos ambientes obras de arte, antiguidades, objetos preciosos e itens estampados. Elas garantem que os cenários pareçam perfeitos com alguns acessórios e iluminação adequada.

Como combinar os móveis planejados com esse estilo?

Para que os móveis planejados se encaixem perfeitamente neste estilo monocromático, adapte o ambiente conforme a sua cor preferida. Desde o início do projeto, escolha os modelos seguindo o seu gosto pessoal, para que ele fique na sua casa por muitos anos sem você enjoar. Além desse atributo principal, procure:

adicionar itens complementares na mesma tonalidade, mas sem exageros;
combinar o móvel de acordo com o piso ou com uma parede em destaque;
proporcionar ao ambiente uma iluminação adequada;
escolher o móvel conforme o espaço disponível para valorizar o ambiente.
Enfim, esses são os principais detalhes sobre a decoração monocromática, que vai ser uma das tendências 2024 predominante para essa década. Ela proporciona a valorização do essencial, com uma ideia minimalista. Por outro lado, ajuda a criar ambientes renovados, transmitindo sensação “clean” e com um toque de leveza aos moradores e visitantes.

Agora queremos saber: você já vinha acompanhando essa tendência pensando em aplicar nos seus projetos futuros? Então assine a newsletter para não perder nenhuma novidade!