Descubra que é QR Code e como usá-lo em sua loja

O barateamento de novas tecnologias permite que elas sejam usadas em cada vez mais lugares. Esse é o caso do QR Code. Mas, afinal, o que é QR Code? Como eu faço para criar um? Qual o custo desse tipo de tecnologia?

Neste artigo, nós vamos responder todas essas perguntas. Além disso, explicaremos as diversas aplicações que o QR Code tem numa loja de móveis e como ele vai facilitar a vida do lojista. Se você quer saber todas essas dicas, confira abaixo!

O que é QR Code?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o QR Code é uma tecnologia recente, ele foi inventado em 1994. Sua popularização, porém, aconteceu com a chegada dos celulares com internet rápida, que possibilitam a leitura dessas imagens.

Os Quick Response Code (código de resposta rápida, em português), funcionam como os códigos de barras que encontramos em boletos e embalagens de alimentos. Eles são usados para direcionar os usuários de forma direta para sites, promoções ou qualquer outro espaço on-line. Ou seja, quando se faz a leitura de um QR Code com um smartphone, por exemplo, elimina-se a necessidade de inserir o endereço de um site em seu navegador de internet.

Para criar um código desse tipo, você deve entrar num site que os emita. Lá, você vai encontrar um espaço para colocar o endereço digital que quer divulgar. Escreva o endereço e, em seguida, gere o QR Code gratuitamente. Você ainda pode escolher o tamanho e imprimir para espalhar por onde quiser.

Como usar o QR Code na sua loja?

Quando pensamos numa loja de móveis, os usos deste código podem ser os mais variados!

1. Ofereça mais informações sobre o produto

Utilize o QR Code para melhorar a experiência do seu cliente. Basta criar um código desse tipo que direcione os consumidores para o endereço do site onde estão cadastradas mais informações sobre um armário, por exemplo. Lá, ele poderá ver mais sobre o material, cuidados para lavagem, opções de cores e até dicas de decoração com o móvel.

2. Coloque QR Code no cartão de visitas

Uma vez que os códigos de resposta rápida agilizam o acesso ao site da sua loja, um bom lugar para colocá-los é o cartão de visitas de seus vendedores. Dessa maneira, quando o cliente procurar pelo cartão, conseguirá acessar rapidamente o endereço eletrônico do seu estabelecimento e visualizar os produtos que oferece, seu endereço físico e os telefones de contato.

3. QR Code para identificar os espaços da loja

Muitas vezes, os consumidores acabam se sentindo um tanto quanto perdidos dentro do seu comércio, sem saber em que setor estão. Para resolver essa situação, mais que identificar os setores com placas, você pode colocar QR Codes em locais visíveis para melhorar a experiência da visita. Ao acessar os códigos, os clientes acessam informações sobre qual espaço é aquele, quais as marcas e produtos que ali se encontram e outras dicas que achar necessárias.

Agora que já sabe o que é QR Code e entendeu como ele pode ser usado, vale ressaltar quais os benefícios que sua implementação pode trazer. Ele ajuda na prospecção de clientes, em ações promocionais e na fixação do nome da sua loja. Afinal, quando a experiência de compra é expandida, é mais fácil o consumidor se lembrar de você do que dos seus concorrentes.

Se você achou esse artigo útil, compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outros lojistas a entender como funciona essa tecnologia e as vantagens que ela pode trazer.