Entenda como calcular a comissão de vendas na sua loja de móveis

Para determinar a comissão de vendas é importante ter em mente que ela é um fator importantíssimo na motivação da equipe. Com uma boa política de comissionamento o seu time pode ser estimulado a agir de acordo com os objetivos estratégicos do negócio e buscando a melhoria do atendimento.

Isso significa que, se for importante que os vendedores estejam atentos ao processo de execução de serviços, por exemplo, é muito mais fácil conseguir a colaboração deles se isso impactar nos ganhos. Do contrário, eles tendem a se dedicar a tarefas mais lucrativas para eles.

O que todo empresário se pergunta é como pode determinar sua política de forma a conseguir objetivos como o descrito acima e, ao mesmo tempo, manter o lucro. É por isso que elaboramos este artigo! A forma de calcular a comissão de vendas é que garante o foco estratégico da sua equipe. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Conheça as práticas do mercado para comissões de vendas
Os valores de comissões pagos pelas lojas de móveis planejados variam bastante: normalmente entre 2% e 7% do total do projeto. Esse é um aspecto importante, pois comissões maiores atraem os melhores profissionais — algo fundamental nos resultados, na satisfação e na fidelização dos clientes.

É comum que o pagamento dessa comissão seja dividido em dois momentos: no fechamento do contrato e na entrega do projeto. Essa prática garante que o vendedor dê atenção a todo o processo e trabalhe a venda preocupando-se desde o início com o resultado final.

Assim ele terá interesse em evitar clientes que possam vir a se tornar inadimplentes e promessas que não poderá cumprir. Agora, confira as duas principais formas de cálculo de comissão que pode utilizar.

1. Comissão fixa sobre o faturamento
É o modelo mais utilizado em variados setores. Consiste na definição de um percentual fixo em relação ao valor total do projeto. A vantagem é a facilidade de compreensão pela equipe e de processamento do cálculo.

Contudo, esse método não gera estímulo para que os vendedores se preocupem com a lucratividade do projeto e a fidelização dos clientes. É por isso que algumas empresas preferem a segunda opção.

2. Comissão com base na lucratividade do projeto
Nesse caso o comissionamento é pago com uma porcentagem fixa do lucro obtido com o projeto. Obviamente o índice percentual é maior, mas como incide sobre um valor mais baixo, não impacta no aumento ou na diminuição dos ganhos do vendedor.

É um método especialmente interessante porque estimula a preocupação com o que mais importa em qualquer negócio: vender com lucro. Além disso, premia os profissionais que trabalham a venda de valor no lugar daqueles que se preocupam em vender com base no preço.

Saiba incentivar os vendedores
Além da comissão básica, é comum que algumas empresas trabalhem com bônus e prêmios de venda. Essa prática garante o estímulo ao cumprimento de metas de venda e o foco nas estratégias do negócio. Para isso, você pode estipular metas diversas relativas aos mais variados objetivos, como a promoção de uma nova linha, a captação de novos clientes ou a atuação em novos mercados.

Para concluir, é importante mencionar que a transparência em relação à comissão de vendas é um fator decisivo no relacionamento com a equipe comercial. Definir os detalhes de forma clara e objetiva deve fazer parte dos valores da empresa. Além disso, mudar as regras durante o jogo pode causar erros de interpretação e sérios problemas de clima organizacional. Por isso, defina cada pronto previamente e comunique clara e formalmente a política de comissões.

Para contribuir ainda mais nesse aspecto, separamos para você um excelente material a respeito do assunto. Confira este post sobre os 7 cuidados importantes na gestão de funcionários!