Experiência do cliente: o que é e como melhorar

Oferecer uma experiência positiva aos consumidores é crucial para o sucesso do seu negócio. Um cliente satisfeito geralmente se torna fiel, o que favorece o aumento das receitas. Essa é a melhor maneira de fazer marketing para promover sua loja e atrair um público leal a uma marca ou defensor de um serviço ou produto.

O modo como você planeja a experiência do cliente pode causar impactos profundos no seu negócio como um todo, inclusive na lucratividade. Por isso, investir na criação de uma excelente jornada de compras é muito importante, especialmente para criar experiências satisfatórias com os seus projetos.

Neste post, vamos explicar melhor tal conceito e como fidelizar os consumidores. Gostaria de compreender o que é experiência do cliente e qual é a sua importância? Acompanhe a leitura!

O que é a experiência do cliente?

Trata-se de um conceito relacionado à impressão que as pessoas têm da sua loja e aos aspectos da jornada do comprador. É a visão que os consumidores têm de uma marca e que é capaz de influenciar, positiva ou negativamente, os resultados financeiros. Ela não depende apenas dos produtos e de quem faz o atendimento.

A experiência dos clientes também se relaciona com o desempenho dos produtos, a atenção recebida pelo atendente do suporte, a dedicação para resolver os problemas dos compradores e muito mais. Ofertar experiências notáveis é essencial para o crescimento dos negócios, retenção de clientes, promoção de fidelidade e apoio ou reconhecimento a determinadas marcas.

Como melhorar a experiência do cliente?

Existem muitas maneiras para aprimorar as experiências dos seus clientes e evitar que eles procurem a concorrência. Uma delas é analisar as pessoas que desistiram de comprar, a fim de averiguar os motivos que as levaram a tomar essa decisão, e, a partir disso, corrigir falhas. Veja a seguir o que pode ser feito para evitar isso!

Mapeie a jornada
Para ter uma visão clara e criar estratégias que melhorem a experiência do público-alvo, você precisa mapear a jornada de compras e conhecer todas as etapas que envolvem a interação dos clientes com a sua loja. Faça um mapa e obtenha informações sobre necessidades, processos de compra, dificuldades e percepções durante todo o envolvimento com o seu negócio.

Considere as preferências do público
Descubra as preferências das pessoas fazendo regularmente pesquisas de satisfação para entender melhor os momentos significativos ao longo da jornada de compras delas. Busque feedbacks e pergunte sobre a probabilidade dos clientes indicarem o seu negócio a familiares, amigos e conhecidos. Assim, você conseguirá ter certeza se está ou não no rumo certo.

Use as redes sociais
É importante utilizar as mídias sociais para aprimorar a experiência dos clientes que preferem interagir por esses canais de comunicação. Cada rede social, se for bem aproveitada, serve como uma ferramenta para identificar os pontos problemáticos na jornada de compras dos clientes. Além disso, elas alcançam um público segmentado conforme os seus anseios ou desejos.

Coloque-se no lugar do cliente
Ouça com atenção o que cada consumidor tem para dizer. Se você deseja criar uma conexão emocional com os seus clientes, procure se colocar no lugar deles quando chegam até sua loja física ou virtual. Sua empatia fará com que eles fiquem mais propensos a comprar os produtos ou serviços e a recomendá-los aos demais compradores em potencial.

Supere as expectativas
Um comércio bem-sucedido é aquele que supera as expectativas do público-alvo. Isso se torna mais fácil quando o lojista cria um fórum e permite que os seus clientes solicitem novos recursos, capazes de tornar as suas ofertas mais relevantes. Preste atenção nas necessidades das pessoas, utilize a sua criatividade para surpreendê-las e fazer com que se sintam especiais.

Entendeu o que é e como melhorar a experiência do cliente? O relacionamento da empresa com eles faz toda a diferença para obter excelência na jornada de compras com a sua marca. Gerencie tal área e estará demonstrando que se importa com a satisfação do público, bem como está disposto a agregar valor em vez de apenas vender.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de registrar a sua opinião? Deixe seu comentário que em breve responderemos!