Fique por dentro dos tipos de madeira para móveis planejados

A madeira é uma das matérias-primas mais utilizadas para a fabricação de móveis, por dar maior durabilidade e qualidade aos itens. Também oferece um ar aconchegante ao ambiente. Mas, para comprar e revender esse tipo de mobília, é necessário atentar a alguns detalhes. Saber quais são os tipos de madeira para móveis é o principal.

Tendo em mente quais são as características e qual é o nome do melhor material, você terá uma ideia de como deve ser feita a cadeira e mesa que vão ter maior durabilidade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a sua leitura!

Por que é importante conhecer os diferentes tipos de madeira para móveis?

Existem muitos tipos de madeira com as quais é possível confeccionar móveis. E, na hora de fazer a escolha dos móveis para a sua loja, é preciso refletir sobre alguns fatores, tais como:

a estética é um fator importante, mas não deve ser o único;
selecione móveis que sejam feitos de material resistente a água, sol e umidade;
pense se os clientes costumam montar e desmontar a mobília por mais de uma vez.
Sabendo disso, é possível pensar com clareza em qual é a melhor madeira para os móveis de sua loja. Adquira apenas itens de qualidade e que não estraguem em pouco tempo.

Quais são as principais madeiras utilizadas na fabricação de móveis?

Se você não entende muito de madeira, que tal conferir abaixo as características dos principais materiais disponíveis no mercado com os quais são confeccionados os móveis?

MDF
O MDF (Medium Density Fiberboard) é painel de fibras de madeira aglutinadas com resinas sintéticas e outros aditivos, prensadas sob calor. Nada mais é que um material uniforme, com uma superfície lisa e homogênea, sem orientação das fibras, que pode ser cortado em qualquer sentido — e tudo isso sem comprometer a superfície lisa.

Ele permite às empresas fabricantes criarem materiais ricos em detalhes. Pode-se ainda dizer que, com eles, são feitas mobílias que apresentam um ótimo custo-benefício.

Cumaru
Caracterizada por ser uma madeira bem resistente, é ideal para móveis que fiquem em ambientes externos. Oferece excelente acabamento e é perfeita para móveis mais rústicos.

Mogno
Esse tipo de material é considerado resistente e é muito usado na fabricação de móveis. Apresenta uma cor marrom-roseado ou avermelhado e tem ótima resistência.

Carvalho
Uma madeira dura e pesada, mas fácil de ser manuseada. Ela é muito usada para fazer mesas de centro e sua tonalidade é carvalho-branco e vermelho.

Cedro
O cedro apresenta tonalidade que vai do bege-rosado-escuro ao castanho-avermelhado e é conhecido como cedro-rosa. É resistente a várias questões e pode ser usado para fazer móveis para áreas externas. O visual dos móveis confeccionados é muito bonito.

MDP
O MDP (Medium Density Particleboard) é um painel produzido a partir de partículas de madeira aglutinadas com resinas sintéticas. Diferentemente do MDF, que é feito de fibras, o MDP é composto por partículas de madeira em três camadas: finas nas superfícies e grossas no miolo.

É mais leve que o MDF, tem boa resistência a empenamentos, é amplamente utilizado na produção de móveis de linha reta e possui boa estabilidade e resistência à absorção de umidade.

OSB
O OSB (Oriented Strand Board) é um painel estrutural formado por tiras de madeira orientadas perpendicularmente, em várias camadas, o que aumenta sua resistência. Essas tiras são unidas com resinas e prensadas sob calor.

Possui alta resistência mecânica, é utilizado principalmente em construções e as camadas orientadas de tiras de madeira conferem ao OSB uma resistência superior a outros painéis de madeira. É resistente à umidade e pode ser utilizado em ambientes internos e externos com o tratamento adequado.

Quais são as melhores dicas de como escolher o melhor tipo de madeira?

Os materiais com os quais a Inusittá trabalha e que são mais comuns de serem encontrados são o MDF, o MDP e o OSB. Entre as melhores dicas para escolher o melhor tipo de madeira, podemos citar:

verifique se a madeira é certificada;
avalie o acabamento;
fique atento aos cuidados e manutenções;
verifique a idoneidade da fábrica responsável pela venda.
Então, agora que você já sabe quais são os tipos de madeira mais comuns para a fabricação de móveis, não deixe de pesquisar e adquirir os móveis para sua loja que sejam feitos com uma boa madeira. Qualidade é tudo, e a maioria das pessoas busca adquirir itens que tenham boa durabilidade.

Gostou do nosso post? Siga-nos no Facebook e no Instagram e veja todas as nossas postagens!