MDF OU MDP: QUAL O MELHOR MATERIAL PARA MÓVEIS PLANEJADOS

As madeiras de MDF ou MDP (Medium Density Fiberboard e Medium Density Particleboard, respectivamente) são opções consideradas sustentáveis e excelentes escolhas para confeccionar móveis ecológicos planejados, oferecendo qualidade e versatilidade na sua utilização.

Geralmente, surgem dúvidas em relação a qual delas utilizar, principalmente entre os clientes no momento da compra. Tanto o MDF quanto o MDP são fabricados com as mesmas espécies de matéria-prima — que costumam ser pinus e eucalipto, madeiras de reflorestamento.

Neste artigo, vamos nos aprofundar nessas duas qualidades de madeira, que são consideradas ecológicas, além de apresentar as vantagens de utilizar móveis em MDF ou MDP, destacar as principais características que diferem uma da outra e mostrar de que forma podem ser aplicadas em móveis planejados. Se você está curioso, continue a leitura!

O que saber sobre MDF e MDP?

Primeiro, é importante saber que algumas características são próprias desses materiais, que se destacam por serem maleáveis e flexíveis, apresentando maior resistência e influenciando as etapas finais de fabricação.

Com esse entendimento, é necessário avaliar as vantagens e as desvantagens de utilizar MDF ou MDP e definir de forma mais adequada qual deles se adapta melhor às particularidades do projeto.

O Brasil está se desenvolvendo em tecnologia para aprimorar os processos de fabricação dessas madeiras e tem valor agregado pelo uso de componentes como resinas sintéticas e diversos equipamentos mecânicos.

Esse trabalho contribui para que peças mais modernas e resistentes sejam produzidas, reduzindo custos e melhorando os preços finais para os clientes.

Qual é a importância dos móveis ecológicos?

O homem sempre contou com a madeira para a fabricação de suas peças e, desde o princípio, compreendeu que poderia utilizar esse material para a construção de abrigos, móveis e utensílios. No entanto, a extração em larga escala acontece em maior intensidade a partir do século XIX, gerando grande preocupação com os impactos ambientais e a devastação de matas nativas no decorrer do tempo.

Com isso, inicia-se uma busca por materiais alternativos, mais econômicos e capazes de agregar valor aos produtos. É assim que passam a ser fabricados o MDF e o MDP. No Brasil, a tendência é ter o MDF como material mais escolhido para a fabricação de móveis devido às suas características e acabamento.

Os móveis fabricados com madeira de reflorestamento — como o MDF e o MDP —, são considerados ecológicos, assim como os de madeira de demolição ou reciclada. Estas últimas são adquiridas com certificado e garantia de responsabilidade social e ambiental desde a extração até a aquisição pela loja.

Outras características que conferem valor e qualidade aos produtos são a durabilidade do material — que faz com que leve mais tempo para ser descartado — e o fato de não utilizarem compostos químicos na fabricação das placas.

Nesse sentido, percebe-se a necessidade de desenvolver consciência ambiental, com uma atuação mais responsável das empresas no meio ambiente. Assim, a sustentabilidade torna-se uma característica que agrega valor aos produtos e atrai clientes que prezam pela qualidade, beleza e funcionalidade das peças e compartilham esses valores sustentáveis.

Por isso, é considerada a necessidade de substituir madeiras tradicionais como o mogno — espécie de ampla exploração na Amazônia — por alternativas mais modernas e sustentáveis, como o MDF e o MDP. Assim, você oferece uma solução ecologicamente correta que contribui, também, para aumentar as vendas nas lojas de planejados.

Quais são as principais diferenças entre MDF e MDP?

A diferença entre os painéis se apresenta de forma sutil, mas é crucial para determinar as características mais marcantes de ambos os materiais. Essas particularidades é que dão a função ao móvel.

Por isso, elas devem ser consideradas para determinar qual é o material mais apropriado na hora executar o seu projeto e analisar de que forma ele vai compor o ambiente para o qual está sendo fabricado, como apartamentos pequenos e grandes.

Opção que depende da necessidade de personalização
Por ser mais maleável, o MDF permite a formação de curvas complexas, enquanto o MDP tem algumas limitações em relação à plasticidade, mas é resistente conforme a sua aplicação.

Assim, é comum que o segundo seja utilizado na fabricação de móveis em linha reta e peças que precisam de uma sustentação mais firme. Esse é o caso de portas, prateleiras e bases de móveis, por exemplo.

Escolha de acordo com o local
Um tópico que deve ser levado em consideração na escolha dos materiais para qualquer tipo de móvel está relacionado à sua finalidade. Existem cômodos em que móveis elaborados a partir do MDP serão mais indicados, enquanto outros pedem materiais a partir do MDF.

Na cozinha, por exemplo, o MDP consegue ser mais resistente à umidade do que o MDF comum. Dessa forma, nesse local, o MDP é o ideal, mesmo já existindo hoje alguns materiais de MDF mais resistentes.

Alternativas para a conservação
Além disso, é sempre interessante entender como é a conservação dos móveis, independentemente da escolha entre o MDF e o MDP. Para o MDF, por exemplo, é preciso seguir algumas práticas, como evitar a exposição aos raios solares e também evitar a utilização de tintas.

A limpeza deve ser feita com pano limpo e seco (como vimos, ele não é resistente à umidade). No MDP, é importante escolher por panos que sejam também macios, pois assim evita riscar a superfície. Mais à frente, traremos mais dicas que podem ser aplicadas.

Quais são as principais características desses materiais?

Não poderíamos deixar de apresentar as principais características desses materiais. Confira, a seguir, qual deles é a melhor opção de uso para cada caso.

MDF
Ao avaliarmos as possibilidades de trabalhar a matéria-prima, assim como o seu acabamento, o MDF praticamente é equivalente à madeira.

Ele apresenta superfícies amplas e homogêneas, com cortes que podem ser realizados em qualquer sentido, conferindo ao painel um aspecto uniforme e liso.

Além disso, o MDF suporta a aplicação de revestimentos, pintura e papéis impressos e recebe placas que oferecem maior resistência à umidade para que os móveis possam ser utilizados em banheiros e cozinhas.

Veja as suas principais vantagens:

pode ser cortado em qualquer direção;
aceita a aplicação de revestimento, pinturas, papéis e acabamentos com impermeabilidade;
tem fibras que facilitam o acabamento do móvel;
apresenta uma maior resistência a variações de temperatura.
MDP
A sua indicação de uso é, basicamente, para a produção de móveis em linha reta. O MDP é o painel de madeira industrializado com maior demanda de consumo em todo o mundo.

É uma produção inovadora e diferenciada de painéis de densidade, completamente diferente dos produzidos antigamente, que recebiam o nome de compensados. Por ter uma sustentação mais firme, suporta mais peso que o MDF, sendo mais utilizado em portas, divisórias, bases e gavetas, prateleiras, entre outros mobiliários em linha reta.

Conheça alguns dos seus atrativos:

maior resistência ao peso;
menor custo, por conter menos madeira;
muito utilizado em projetos retos, tradicionais e utilitários (como prateleiras);
permite uma melhor fixação de parafusos na sua estrutura.

Como aproveitar as melhores características de cada um?

Ao desenvolver um projeto de móveis planejados, é comum oferecer ao cliente opções de materiais a serem utilizados na produção das peças. Isso é muito importante para a execução do projeto, uma vez que a matéria-prima impacta tanto na qualidade quanto na durabilidade do móvel. Então, para a produção de móveis planejados, qual é a melhor opção, MDF ou MDP?

Sempre que for atender a um cliente, avalie:

qual vai ser a disponibilidade do cliente quanto ao modo mais adequado de limpeza, uma vez que isso influencia muito no tipo de material escolhido;
qual é o perfil do cliente e como é o projeto de decoração, pois vai impactar diretamente na escolha dos móveis e de materiais;
o gosto pessoal do cliente, apresentando a ele o que é o MDF, o que é o MDP, exemplos de móveis de cada um deles e qual mais se adéqua ao seu estilo;
o orçamento disponível pelo cliente, escolhendo os produtos e materiais que melhor se encaixam nas possibilidades que ele tem.

Quais materiais são aplicáveis em projetos mistos?

Para o exterior dos móveis, geralmente recomenda-se o MDF, pois ele permite realizar acabamentos diferenciados e com design moderno.

Como resultado, a peça é bem valorizada, mas, devido à alta absorção de umidade, a sua estrutura pode ficar comprometida. Portanto, esse material não é indicado para áreas que estejam expostas à água. Em casos como os móveis de banheiro ou cozinha, é aplicado um revestimento que protege o material contra inchaço e mofo.

Devido à sua resistência, o MDP não empena com a aplicação de peso, por isso, é aplicado no interior dos móveis de projetos mistos, como prateleiras e gavetas.

Outro grande benefício é que ele não é tão sensível à umidade como o MDF e, consequentemente, é o mais apropriado para a mobília dos cômodos frios (o banheiro, a cozinha e a área de serviço).

Como são feitos os móveis planejados de MDF e MDP?

Os móveis planejados são feitos por padrão, em que as suas medidas se encaixam para compor de forma harmônica um determinado ambiente. Para a sua fabricação, são utilizados painéis que podem ser de material em MDF ou MDP. Esses painéis dão o acabamento ao móvel, oferecendo um valor estético, de resistência e durabilidade das peças.

No entanto, como o MDF é um painel de aspecto mais homogêneo, a indicação de uso é para projetos como o de móvel de canto, móveis curvilíneos ou que devem ser pintados após a sua produção.

Já o MDP, por se tratar de um painel prensado com resina em três camadas de diferentes espessuras, é recomendado para projetos de móveis com design de linha reta, embora possa ser utilizado para móveis em geral.

Assim, para móveis que necessitem de cortes em vários sentidos, o ideal é o MDF. Para a fabricação de mobiliários com estrutura mais grossa que receberá mais peso, aposte no MDP.

Qual é a durabilidade do MDF e do MDP?

A durabilidade depende muito do móvel, da sua utilização e do local onde será colocado. Por exemplo, o MDP é um material resistente, que não empena com facilidade. Se o móvel for ficar em um ambiente úmido, o ideal é utilizar o MDP, já que o MDF é um painel mais maleável.

Por outro lado, o corte do MDF pode ser feito em qualquer direção porque a sua estrutura é mais uniforme — conforme já mencionamos — e isso oferece um excelente acabamento para as peças. Além de ser resistente às variações de temperatura, esse material contribui para a produção de móveis de ampla superfície e de peças mais estáveis.

Aplicações do MDF
Veja quais são os melhores modos de aplicar o MDF ao elaborar o seu projeto de móveis planejados:

acabamentos de móveis com design moderno;
móveis frágeis e que não suportam peso elevado (mesas de canto, berços, penteadeiras);
peças que permanecem em ambiente secos, sem muita umidade;
partes externas, as quais receberão revestimentos e acabamentos com maior requinte;
móveis que necessitam de cortes em direções e tamanhos variados.
Aplicações do MDP
Confira os melhores locais para aplicar o MDP em projetos de móveis planejados:

peças retas, cujos cortes e acabamentos não são necessários;
móveis que precisam suportar peso elevado (gavetas, prateleiras, cristaleiras, estrados de camas etc.);
itens que terão um contato maior com a umidade (armários de cozinha, gabinetes de banheiro, gaveteiros para área de serviço).

Como conservar móveis em MDF e MDP?

Para manter a utilidade do móvel, é preciso ter alguns cuidados específicos com o MDF e o MDP, pois, desse modo, é possível preservar a durabilidade e a beleza da peça por mais tempo. Mas não basta ter móveis bonitos e elegantes.

Também é preciso ter consciência sobre a preservação do meio ambiente e utilizar os recursos adequados fazendo manutenções para prolongar a vida útil da mobília e evitar o descarte dela na natureza.

Veja agora as principais recomendações para a conservação dos móveis fabricados com esses tipos de madeira:

não os coloque em áreas externas;
não os exponha em locais úmidos, a menos que tenham acabamento impermeável;
tenha cuidado com objetos pontiagudos;
limpe-os com pano macio e levemente umedecido. Se necessário, utilize sabão neutro na superfície;
tenha cuidado com produtos químicos e abrasivos, que podem danificar as peças.

Qual escolher, MDF ou MDP?

Ambos os materiais, MDF e MDP, têm um tempo de vida útil muito parecido quando mantidos em condições adequadas para a sua conservação, sem permanecerem expostos em locais com alta umidade ou variações climáticas muito intensas. Nessa perspectiva, são as características que os painéis apresentam que permitem definir para quais tipos de móveis cada um deles é mais adequado.

Quais outros tipos de materiais existentes?

Existem ainda alguns outros tipos de materiais que podem ser levados em consideração no momento de realizar a confecção de móveis e escolher o ideal para as suas necessidades.

Madeira maciça
A madeira maciça, por exemplo, é um tipo de material produzido a partir do estado puro de madeira. Ou seja, em sua confecção, nada será aplicado além da madeira. O ideal é que ela seja utilizada, por exemplo, para locais onde predomina uma decoração com aspecto mais clássico ou rústico.

Um ponto que se destaca no que diz respeito à maciça é o seu custo, que é elevado. Dessa forma, o orçamento do projeto deve ser maior. Porém, um grande diferencial está na sua qualidade, durabilidade e também na oportunidade de elaborar um móvel de acordo com as necessidades, em diferentes designs.

Chapas de madeira aglomerada
Outro estilo que também chama a tenção são as chapas de madeira aglomerada. Deve-se levar em conta que ela é diferente do MDP, uma vez que são elaboradas por meio de um processo de prensa de resíduos. Dessa forma, o custo desse tipo de produto é mais baixo, com um contra de que, diferentemente dos produtos clássicos, a durabilidade e a qualidade dos produtos podem ser reduzidas.

Compensado (Plywood)
O compensado é um material formado pela colagem de várias camadas finas de madeira, que oferece grande resistência e estabilidade, sendo uma escolha popular para móveis e estruturas internas.

Embora seja mais acessível e versátil do que a madeira maciça, a qualidade do compensado pode variar e ele pode ser suscetível à umidade se não for tratado adequadamente.

Sua aparência em camadas também pode ser menos atraente para alguns, mas sua construção robusta e custo-efetivo fazem dele uma opção a considerar a depender do projeto.

Com base nas informações anteriores, MDF e MDP apresentam características distintas e particulares, o que faz com que a sua aplicação seja específica para determinados projetos de móveis planejados. Você já conseguiu definir qual é a melhor opção para os seus móveis? MDF ou MDP? Estude o seu projeto e defina!

Se você gostou deste artigo e deseja acompanhar outras dicas e novidades a respeito do universo de móveis planejados, é só seguir a página no Facebook da Inusittá e acompanhar as nossas publicações!