Móveis planejados e papéis de parede: saiba como fazer boas combinações

Para quem pensa em renovar os cômodos, dando ar atualizado ao ambiente, saiba que não é necessária uma reforma muito grande. Afinal, dar aquele up no local desejado, sem sujeira, é uma opção atraente. Para isso, os móveis planejados e os papéis de parede dão conta do recado. Caso você já tenha ou deseje ter móveis planejados, combiná-los com papéis de paredes é uma excelente opção para criar um visual incrível.

Visto isso, este post fala sobre móveis planejados e papéis de parede, com todos os detalhes de como fazer boas combinações. Confira!

Por que vale a pena colocar papel de parede nos cômodos?

Vale a pena colocar papel de parede nos cômodos porque é uma forma fácil e ágil de modificar a aparência do local, sem sujeira e bagunça. Um papel de parede pode ser colocado com poucos equipamentos.

Facilidade de aplicação

Um rolo e um pincel para colocar a cola em pó, caso o papel não seja autocolante, um recipiente para diluir a cola, estilete e tesoura, espátula, espoja e um pano macio. Para alcançar os locais altos, você também precisará de uma escada. Com essas ferramentas, você mesmo pode fazer a aplicação (caso tenha essa habilidade manual), aplicando a cola no papel de parede, colando na parede e fazendo os ajustes minuciosos com a espátula e o estilete.

Mudança rápida da decoração e adaptabilidade

Entretanto, caso não queira fazer esse trabalho, há no mercado diversos profissionais para colocar o papel de parede. Além dessa facilidade, esse acabamento consegue transformar o design da casa facilmente. É só escolher a estampa e a cor que você mais gosta, o local e ajustar conforme sua preferência.

Por que investir em móveis planejados e papéis de parede?

Pensando nessa mudança de ambiente, os móveis planejados também têm a grande possibilidade de otimizar um cômodo, pois são instalados de acordo com a área disponível, feitos sob medida. As dicas para fazer isso são:

prefira combinações atemporais;
pense na personalidade do cômodo;
evite poluir o ambiente;
considere o estilo da decoração.

Como fazer as harmonizações?

Com isso, é possível escolher materiais, acabamentos, texturas e todos os detalhes dos seus móveis planejados. Combiná-los com os papéis de parede é uma excelente opção para a decoração, pois ambos têm a vantagem da adaptabilidade ao local, personalização e escolha do estilo ideal.

Veja como criar uma harmonia.

Móveis escuros
Os móveis escuros dão um aspecto moderno ao ambiente. Devem ser bem escolhidos, para não deixar o cômodo muito escuro. Como um bom contraste, é possível colocar papéis de parede mais claros, porém, não totalmente brancos, para não criar um contraste excessivo. Cores como off-white, cimento queimado e cinza são boas opções.

Móveis claros
A mesma regra vale para os móveis claros. Colocar um papel de parede mais escuro cria um contraste satisfatório. Contudo, é importante prestar atenção na área total de aplicação, priorizando áreas menores, criando um detalhe interessante, sem ficar muito rígido. Tanto para os móveis claros quanto para os escuros e de madeira, é possível colocar papéis de parede com textura, estampas e relevos, porém, devem ser muito bem harmonizados com o restante do cômodo.

Móveis de madeira
Para móveis mais rústicos, aplicar papéis de parede mais elegantes causam uma boa combinação, com desenhos mais claros.

Assim, para criar uma decoração renovada, sem fazer uma reforma muito pesada, escolher móveis planejados e papéis de parede é uma excelente solução para os ambientes. Isso é feito harmonizando as cores e as texturas dos móveis com as do papel, criando um ambiente harmônico e bonito.

Para conhecer as melhores opções de móveis, confira o site da Inusittá!