Qual é melhor móveis planejados ou prontos

A maioria dos consumidores e donos de loja já ficaram em dúvida sobre investir em um móvel planejado ou comprar um pronto. Você pode achar a resposta para essa questão se souber as diferenças entre um e outro, pois um deles fará mais sentido para a sua realidade.

Pensando em ajudá-lo a escolher entre móveis planejados ou prontos, elaboramos este artigo para mostrar as características e qual deles é mais vantajoso. Confira!

Móveis planejados ou prontos?

A fabricação dos móveis planejados é feita sob medida, de acordo com as demandas do cliente. Ou seja, cada peça é desenvolvida unicamente para um determinado ambiente.

Já os móveis prontos são fabricados em grande escala, o que impossibilita a customização do consumidor. Nesse caso, o cliente deve procurar móveis que já existam e atendam à sua necessidade.

A seguir, selecionamos algumas das principais vantagens de contar com móveis planejados. Confira!

Aproveitamento do espaço

Uma das maiores vantagens dos móveis planejados é a possibilidade de fazê-los no tamanho que o cliente precisa. O espaço do ambiente não será um problema, e os projetos de decoração auxiliarão o cliente com as medidas exatas para que o local não pareça muito apertado nem muito vazio.

Se preferir os prontos, tenha em consideração o fato de que eles não têm tamanhos exatos para cada ambiente. Existem inúmeros tipos e estilos de móveis prontos no mercado, mas a busca costuma ser intensa para encontrar algo que seja perfeito para o local.

Diversidade de cores

A diferença entre as cores dos móveis planejados ou prontos é que você pode escolher a cor do seu planejado. A estética do ambiente será mantida porque a customização do móvel atenderá às necessidades da decoração.

Por outro lado, móveis prontos precisam que o tamanho e a cor ideais já venham de fábrica. Também é importante ressaltar que, em geral, os móveis planejados têm qualidade e aparência muito superiores às dos móveis prontos.

Personalização dos móveis

Os planejados ficam do seu jeito. Além dos itens personalizáveis já citados acima, é possível escolher o design, as prateleiras, os puxadores, as gavetas, as portas e os acabamentos, para que a mobília atenda às necessidades do cliente.

Os móveis prontos geralmente são mais baratos que os planejados porque são fabricados em grandes quantidades e não existe personalização. É como comparar o preço e a qualidade de uma roupa feita sob medida para você, usando os tecidos da sua preferência, com uma roupa comprada em grandes lojas de varejo.

Mais qualidade e durabilidade

No momento de comprar qualquer móvel, é importante ter em mente a qualidade e a sua durabilidade. Afinal, trata-se de um investimento. Se ele não for feito de forma adequada, há o risco de, em breve, você ter que novamente adquirir outros produtos, o que traz prejuízos para o seu bolso.

Nesse sentido, os móveis planejados se destacam. Eles são feitos com materiais de alta qualidade e durabilidade que possibilitam mais adequação ao espaço, ao mesmo tempo que trazem beleza para o ambiente.

Ambientes mais organizados

Justamente pelo fato de os móveis planejados conseguirem se adequar melhor ao ambiente, os espaços se tornam mais organizados. Entenda a lógica: suponhamos que em um cômodo (uma cozinha, por exemplo) de um apartamento novo haja alguns "vãos" nos cantinhos do local.

Caso haja a opção pelos móveis prontos, esses pontos ficarão inutilizados, pois não há nenhum produto que caiba ali. Por outro lado, quando há o planejamento dos móveis, todos os pontos dos cômodos são mais bem aproveitados e transformados em armários (um exemplo), fazendo com que você tenha muitas opções para guardar seus itens e deixar o local mais bem organizado.

Como fazer a escolha ideal?

No momento em que for escolher entre móveis planejados ou prontos, é importante conferir dicas práticas para tomar a melhor decisão. Confira algumas delas!

Tenha um estilo de decoração em mente
Antes de mais nada, é interessante ter em mente qual será o estilo da decoração. Deve-se levar em conta que os móveis fazem parte do ambiente, e esse é um fator fundamental para a escolha adequada do que vai compor o espaço.

Além disso, não vamos esquecer que os móveis, junto com todos os outros componentes, trarão mais personalidade ao espaço. Dessa forma, tudo vai complementar o ambiente. Caso o estilo seja muito particular ou dentro de um perfil específico, o ideal é optar pelos planejados. Eles é que vão trazer o estilo que você deseja e se adequar de maneira mais precisa ao objetivo do projeto.

Entenda o espaço disponível
Outro aspecto fundamental que deve ser analisado no momento de escolher entre móveis planejados ou prontos está relacionado ao tamanho do espaço. Normalmente, quando é um local muito pequeno, o ideal é optar pelos móveis planejados. Isso porque o tamanho disponível será estudado em detalhes, o que possibilita construir itens funcionais que se adaptem ao local e que possam atender às necessidades do cliente.

Além disso, em espaços pequenos, há o desafio de conseguir adquirir todos os itens necessários e que realmente caberão nos cômodos. Ao optar pelos planejados, fica mais simples estruturar a organização e a decoração de acordo com o local.

Os móveis planejados são grandes aliados da decoração e da arquitetura de um espaço. A funcionalidade de uma mobília planejada, pensada e feita para um determinado ambiente é difícil de alcançar com móveis prontos produzidos em grande escala. Isso não quer dizer que você deva abrir mão de todos os móveis prontos, mas pode deixá-los para fazer uma composição com os planejados.

Agora que você chegou até aqui e já sabe qual é o melhor tipo de móvel, ficou fácil escolher entre móveis planejados ou prontos. É sempre importante levar em consideração as suas necessidades e o espaço disponível para, assim, fazer uma escolha que realmente atenderá às suas expectativas. Uma loja que ofereça a opção de customizar a mobília de acordo com o que os clientes precisam sempre oferece algo a mais ao consumidor.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto e adquirir itens de qualidade, entre em contato com a Inusittá e conheça os nossos móveis planejados!