Saiba como fazer uma decoração com fita de LED

Com o passar do tempo, elementos diferentes são incorporados à nossa vida cotidiana e não são raras as vezes em que eles se tornam objetos de decoração. Uma das grandes tendências dos últimos anos é a ornamentação com fita de LED. Porém, entender como ela pode se encaixar em seu ambiente não é uma tarefa fácil. Por isso, vamos trazer algumas dicas importantes sobre como e onde usar esse aparato e, assim, dar uma cara nova para sua casa.

Neste artigo, começamos explicando o que é uma fita de LED, como instalá-la, como utilizá-la em vários ambientes e de várias formas e damos algumas sugestões para combiná-la com elementos de madeira. Quer aprender de vez como usar esse tipo de iluminação? Confira abaixo!

O que é uma fita de LED?

De maneira resumida, podemos definir a fita de LED como luzes agrupadas em uma faixa que adere em diferentes superfícies. Com seu efeito de luz indireta, contínua e linear, ela pode destacar algum ponto ou simplesmente auxiliar na iluminação principal. Por ser muito versátil, essa ferramenta permite a criação de ambientes diversos.

Como instalar uma fita de LED?

A primeira informação que devemos levar em conta na hora de instalar esse tipo de equipamento é que ele deve estar próximo de um ponto de energia. Escolhido o local da instalação, além da faixa, você deve comprar uma fonte de 12 V e um conector P4.

A fita de LED deve ser ligada ao conector e esse à fonte. Não se esqueça de que o vermelho se une ao positivo e o preto, ao negativo. Feito isso, é só fixar no lugar desejado.

Em quais ambientes devo utilizar a fita de LED?

Conforme já dissemos, a versatilidade desse equipamento permite que suas aplicações sejam quase ilimitadas. Podemos iluminar prateleiras, nichos, rodapés, balcões, espelhos, etc. Tudo vai depender do ambiente que você deseja decorar.

Para os quartos, por exemplo, como o acessório é capaz de substituir luminárias e lâmpadas, é possível utilizá-lo para dar um ar mais aconchegante. Portanto, ele pode ser colocado na cabeceira da cama, na penteadeira ou mesmo nas sancas.

Na sala, para não saturar o cômodo, o ideal é escolher um ou dois lugares para adornar. Uma dica esperta é instalar a fita ao redor da televisão, atrás do aparelho. Com isso, não será necessário utilizar as luzes principais quando estiver assistindo a um filme ou jogando videogame.

Quando passamos à cozinha, também temos várias opções para deixar tudo mais sofisticado. Além dos móveis, os rodapés são uma opção interessante para a instalação da faixa. Caso tenha um ambiente americano, pode apostar sem medo na sua imaginação, pois esses espaços comportam muito bem a iluminação indireta.

O mesmo se aplica aos banheiros. Ao colocar as fitas em bancadas, banheiras e espelhos, logo vai perceber uma atmosfera mais moderna e agradável, deixando de lado o ar soturno que alguns desses cômodos possam ter.

Nossa última dica é usar o acessório em objetos de madeira. Cristaleiras, molduras de espelho e nichos dos quartos são sempre uma ótima escolha para quem quer usar o LED. Não se esqueça, porém, de verificar se existe um ponto de energia por perto.

Como você pôde perceber, a iluminação com fita de LED serve tanto para deixar os ambientes com um ar mais sofisticado quanto para destacar aquele móvel lindo que você tem em casa. Seguindo as recomendações que demos aqui, vai ficar mais fácil dar um upgrade na decoração de todos os cômodos.

Se você gostou deste artigo, siga nossa página nas redes sociais para conhecer mais sobre decoração!