Saiba o que é e quais são as etapas do funil de pós-venda Saiba

Menos popular do que um funil de vendas, o funil de pós-venda também não é tão utilizado pelas empresas, o que pode levar ao erro.

Isso porque o pós-venda é tão importante quanto a venda, pois é capaz de fidelizar os clientes. Mesmo assim, há pessoas que ainda resistem a essa fase, o que acaba causando a perda de clientes potenciais.

Para não cometer esse erro, você deve saber o que é, exatamente, esse funil e como aplicá-lo no seu negócio. Confira os detalhes, neste post!

O que é o funil de pós-venda?

O funil de pós-venda guia os consumidores do ponto A ao B para realizar a ação desejada pela empresa. O processo se inicia logo na sequência da compra, que é o planejamento dos passos de pós-venda para a fidelização do cliente.

Se ele não for utilizado, a empresa fica exposta ao risco de não só perder potenciais clientes, como de ter pessoas insatisfeitas criticando o seu negócio.

Qual é o objetivo de um funil?

Em resposta à crescente procura pela diferenciação, existem algumas propostas para digitalizar o processo. O objetivo é o mesmo: proporcionar a melhor experiência ao cliente e ser reconhecido no seu nicho como marca de autoridade e valor.

Para isso, as empresas estão reinventando seus modelos de negócios e procurando por alternativas para se destacar. Uma delas é o funil, que tem como objetivo guiar as pessoas pelos processos de venda até a devida realização.

Por que essas estratégias são necessárias?

Todo mercado precisa contar com estratégias e estudos para manter a relevância. Afinal, a concorrência empresarial está cada vez maior, com produtos e serviços oferecidos a todo momento.

Um desses conceitos, como vimos acima, é o funil de pós-venda. Em vários mercados, os funis atuam como caminhos que levam um determinado grupo de pessoas a realizar as ações desejadas pela empresa.

Se o seu negócio deseja guiar os clientes para a realização da venda, é necessário ter uma abordagem de funil de vendas. Ao conduzir o público por cada etapa desse funil, a empresa garante que terá um número de pessoas na etapa final — o processo de compra.

Quais são as etapas do funil de pós-venda?

A seguir, veja quais são as etapas do funil de pós-venda!

Adoção
A adoção é a primeira etapa, que consiste em adotar o funil como um dos processos de pós venda, garantindo que as promessas feitas no momento da compra sejam cumpridas para otimizar a experiência do consumidor.

Retenção
O processo de retenção consiste em demonstrar para o cliente qual é o valor da empresa para a sua vida. Isso é feito sanando todas as suas dúvidas, tornando possível o contato constante com a equipe de vendas para resolver qualquer problema ou ajudá-lo.

Com isso, é possível estreitar a relação com o indivíduo, nutrindo-o com atenção e conteúdos de valor.

Expansão
Na expansão, o cliente já sabe que pode contar com a sua empresa, valoriza os esforços da equipe e começa o processo para a fidelização.

Nessa etapa, as soluções adicionais são trazidas para o cliente. É o momento em que outros produtos e serviços podem ser ofertados.

Defesa
Esse é o momento mais esperado do funil, pois é quando o cliente não é somente fiel à empresa, mas atua em sua divulgação pelo marketing boca a boca e fazendo indicações a conhecidos.

Como vimos, é possível fidelizar os clientes a partir do funil pós-venda. Com ele, você pode torná-los mais do que meros consumidores, mas defensores da marca a partir da adoção, retenção, expansão e defesa.

Gostou do post? Confira qual é a importância de fazer cadastros de seus clientes!