Saiba quais os efeitos das cores frias e cores quentes na decoração
Você sabe o que são cores frias e cores quentes? Podemos afirmar que as quentes são aquelas que apresentam maior quantidade de pigmento amarelo em sua composição, sendo assim contam com um fundo mais amarelado. Já as frias têm maior pigmentação azul e, consequentemente, um fundo mais azulado.
Desse modo, as cores violeta, azul e verde são consideradas frias, enquanto o amarelo, laranja e vermelho são cores quentes. Confira o post para saber mais detalhes de como isso afeta a decoração da sua casa!
Como surgiu esse conceito?
Foi criado pelo alemão Wilhelm Wundt, um dos fundadores da psicologia experimental, ele tinha como objetivo descobrir qual é a sensação que as cores causam nas pessoas. Para isso, ele classificou as tonalidades de acordo com a temperatura.
Como é feita a classificação de cores frias e quentes?
Quando falamos de cores quentes, temos o vermelho, laranja e amarelo, tonalidades que transmitem uma sensação de calor. Do outro lado, temos as cores frias, que consideramos cores mais “calmas”, são o azul, verde e o violeta.
É importante avaliarmos a tonalidade de cada cor, pois partindo dos tons básicos, podemos obter uma infinidade deles. Assim, a mesma cor, por exemplo, consegue obter um fundo quente ou um fundo frio.
Qual a importância das cores quentes e frias na arquitetura?
Diversos estudos já foram realizados e confirmaram que as cores interferem em nosso humor, atenção, disposição, entre outras características.
Quando falamos de arquitetura, devemos levar em consideração que as cores podem causar diversas sensações nos ambientes. Esse é um dos fatores que mais influenciam em como nos relacionamos naquele determinado ambiente. As cores são capazes de estimular os nossos sentidos para exercer atividades, como trabalho e estudo.
Cores quentes
O amarelo se associa ao otimismo e estimula a criatividade e confiança, além de passar uma sensação de calor, ânimo e vitalidade. É indicada para dar um toque de cor em ambientes escuros sem janelas.
Já o vermelho é considerado estimulante, então devemos usá-lo com cautela. Para um ambiente harmônico, o ideal é sempre mesclá-lo com tons mais neutros.
O laranja é uma coloração que traz alegria ao ambiente e eleva o ânimo, é muito indicada e utilizada em locais de trabalho e de estudos.
Cores frias
O azul estimula o relaxamento, por isso é muito empregado em quartos e ambientes de descanso.
O verde gera a sensação de segurança, serenidade e esperança. Em tons mais claros, é considerado relaxante, sendo muito aplicado em quartos, salas de estar e escritórios. Já em tons mais escuros, traz uma sensação de seriedade e segurança.
O violeta está relacionado com nosso lado espiritual, transmite uma ideia de sabedoria e respeito. É uma cor mais usada em ambientes tranquilos, como quartos ou áreas de meditação.
Assim, as cores influenciam diretamente os nossos sentimentos. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados quando se fala de decoração. O ideal é não aplicar colorações estimulantes em locais de descanso, assim como as tonalidades frias devem ser evitadas em ambientes que exigem uma atenção maior, como escritórios e salas de estudo, isso porque elas são mais relaxantes.
Logo, foi possível perceber como as cores frias e cores quentes nos impactam e, por isso, devem ser levadas em consideração, ao aplicá-las na decoração de um imóvel.
Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!