Veja como aplicar o atendimento proativo na sua loja de móveis

Quando você está em uma loja, já avaliou os tipos de serviços de atendimento que são prestados ao cliente? Existem dois modelos que podem interferir na experiência do cliente dentro da loja, sobre os quais falaremos: o atendimento proativo e reativo.

No entanto, para saber qual tipo de atendimento usar, é necessário compreender o seu público-alvo, levando em conta as necessidades, as expetativas e o perfil do seu cliente. Armado com essas informações, você pode desenvolver estratégias eficientes para envolver seu público.

Veja, neste post, as diferenças do atendimento proativo para o reativo, e descubra qual pode ser mais assertivo para o seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é o atendimento reativo?

O atendimento reativo acontece no momento em que o cliente vai até o funcionário para tirar uma dúvida ou solicitar um atendimento. Assim, o funcionário participa da interação, reagindo ao contato do cliente.

Isso significa que, nesse atendimento, o cliente é quem conduz a interação de acordo com os seus interesses, cabendo à empresa identificar e apresentar rapidamente soluções eficazes para cada caso.

Para garantir a eficiência do atendimento reativo, muitas empresas investem em URA, autoatendimento, chatbots e ferramentas que auxiliam nesse sentido — principalmente quando ele ocorre de forma online.

O que é atendimento proativo?

Um atendimento proativo é um serviço iniciado pela empresa. Ele acontece quando um estabelecimento entra em contato com o cliente por motivações específicas, como enviar informações sobre algum serviço ou produtos, assim como novidades e ofertas, para garantir uma relação mais próxima.

Nesse caso, o atendimento proativo acontece quando a interação parte da companhia — e não do consumidor. Além disso, tem uma finalidade precisa em mente, como nos casos que mencionamos.

No entanto, cabe elucidar que o atendimento proativo não indica que apenas a empresa entra em contato: o cliente também pode iniciar uma interação para obter suporte ou informações. Porém, nessa ocorrência, a equipe deve estar pronta para se antecipar aos problemas e buscar soluções rápidas.

Quais são os benefícios desses serviços?

Para falar sobre as vantagens de cada tipo de atendimento, devemos primeiro destacar que você deve fazer a análise e compreender o modelo que mais combina com o seu negócio.

Saber qual estratégia será adotada permite garantir a qualidade e personalização do atendimento. Para isso, confira os benefícios de cada serviço e escolha o melhor para a sua loja!

Reativo
A utilidade de ter um atendimento reativo é a liberdade dada ao cliente para realizar a interação de acordo com seus desejos e necessidades. Dessa forma, os prestadores de serviços podem se adequar aos processos e atender às expetativas dos clientes.

Também é possível evitar o contato desnecessário do funcionário com o cliente — atitude que, em alguns casos, pode causar incômodos.

Proativo
O principal benefício do atendimento proativo é a antecipação das questões problemáticas. Além disso, a companhia pode manter, dessa forma, um relacionamento mais próximo com os consumidores, criando uma imagem de marca mais positiva.

Assim, definir qual serviço de atendimento será melhor para a sua empresa depende da análise do público. Após decidir entre o atendimento proativo ou o reativo, é possível seguir a mesma forma de linguagem e contato com o cliente, mantendo um padrão para todos os funcionários e conquistando uma melhor experiência de compra.

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